Entenda como doenças bucais podem afetar todo o seu organismo

Você pode nunca ter sofrido por uma doença bucal ainda na sua vida, mas elas podem aparecer a qualquer momento e além de afetar a saúde da boca, muitas das doenças bucais podem atingir o organismo de diferentes maneiras, como veremos neste artigo.


Você pode nunca ter sofrido por uma doença bucal ainda na sua vida, mas elas podem aparecer a qualquer momento e além de afetar a saúde da boca, muitas das doenças bucais podem atingir o organismo de diferentes maneiras, como veremos neste artigo.

O que são doenças bucais?

Naturalmente quando falamos em doenças bucais estamos discutindo doenças que passam pela região da boca, podendo afetar os dentes, gengiva e língua, por exemplo. 

 

Muitas das principais doenças bucais são bastante comuns e podem surgir em qualquer etapa da vida. Conheça as principais:

 

  • Cáries;

  • Placa bacteriana;

  • Tártaro;

  • Gengivite;

  • Periodontite.

 

Todas essas doenças que listamos tem uma relação muito forte com os cuidados que as pessoas possuem em seu dia a dia com a saúde bucal. 

 

Na grande maioria dos casos elas acabam afetando as pessoas devido a falta de proteção na região da boca, ocasionada pela ausência de higienização bucal e hábitos prejudiciais, como o alcoolismo e tabagismo.

 

Claro, além dos cuidados, que são essenciais, também é fundamental manter um acompanhamento odontológico constante. 

 

Dentistas especializados podem, além de manter a higienização adequada, realizar tratamentos para qualificar a saúde dos dentes das pessoas, como o aparelho de porcelana.

 

Esses profissionais são qualificados justamente para entender qual é o melhor tipo de tratamento para cada necessidade e ocasião. 

 

Nem sempre é possível prever quais serão os problemas bucais que surgirão na boca dos pacientes, de que maneira eles afetarão suas saúdes bucais e, por isso, é fundamental esse acompanhamento de perto.

 

O uso de aparelho, por exemplo, pode ser importante para correções estruturais que venham a acontecer por diversos fatores, inclusive uma doença bucal que afetou de forma mais grave os dentes. 

 

Entretanto, além dos aparelhos, existem outros tratamentos e instrumentos que podem ser necessários, como os alinhadores invisíveis, que servem justamente para a realização de alinhamento na arcada dentária.

Doenças bucais 

Como dissemos, existem algumas doenças bucais que são comuns e costumam acometer as pessoas em algum momento da vida, especialmente se elas não possuem os cuidados necessários com a saúde bucal.

 

A forma como essa doença se desenvolve e afeta a saúde bucal das pessoas depende da gravidade e de como o organismo está preparado para suportar essas patologias. 

 

Em certos casos, elas podem, inclusive, prejudicar tratamentos com facetas de resina composta, por exemplo.

 

As cáries são os exemplos mais conhecidos de doenças bucais. Elas surgem facilmente, bastando uma pessoa consumir uma grande quantidade de açúcar regularmente, o que é bastante comum, e não higienizando os dentes adequadamente após esse consumo. 

 

Essa doença, por exemplo, só pode ser tratada em consultórios odontológicos, a partir de uma cirurgia de retirada da cárie. Para quem utiliza lentes de porcelana, esse problema pode ser ainda mais perigoso, já que desqualifica o tratamento que é tão importante.

 

Como as doenças podem afetar o organismo?

Apesar de serem doenças que afetam essencialmente a região da boca, naturalmente elas podem ter impactos em outras partes do corpo. 

 

A gengivite e periodontite, por exemplo, são doenças que causam sintomas corporais comuns, como dores de cabeça, febre, entre outros, afetando diretamente o organismo.

 

Mas, em casos mais graves, as doenças podem não só afetar a região da boca, incluindo tratamentos com facetas de resina, mas também causar doenças mais sérias em outras partes do corpo.

 

Muitas das doenças que citamos anteriormente são causadas por bactérias, que se alojam na região da boca e causam estragos nos dentes, gengiva e em outras partes da boca. Essas bactérias podem causar danos no organismo de forma grave.

 

Se essas bactérias, que causam as cáries, gengivite e periodontite, caem na corrente sanguínea, elas podem alcançar o coração, causando doenças cardiovasculares que naturalmente  são mais graves e requerem cuidados especiais dos portadores.

 

É justamente por isso que é muito importante cuidar adequadamente da higienização bucal. São práticas cotidianas que podem fazer toda a diferença, como a escovação, uso de fio dental e consultas com os dentistas. 

 

Dessa maneira, além de qualificar a beleza e aparência do seu sorriso, você também diminui as chances de ser acometido por uma doença bucal que, pode se transformar em algo mais grave, causando prejuízos importantes para a saúde das pessoas. 

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

Compartilhe

Comente: Entenda como doenças bucais podem afetar todo o seu organismo