Dicas para quem deseja parar de fumar

Livrar-se de qualquer vício não é uma tarefa fácil, felizmente, a ciência pode ajudar.


Livrar-se de qualquer vício não é uma tarefa fácil, felizmente, a ciência pode ajudar. Abaixo você encontrará as melhores maneiras de parar de fumar com sucesso . Todos são resultados de estudos envolvendo milhares de pessoas.

 

Terapia cognitiva comportamental

 

Numerosos estudos mostraram que o apoio do terapeuta aumenta significativamente a probabilidade de parar de fumar em comparação com as tentativas feitas por conta própria. A terapia cognitivo-comportamental também é uma ajuda maior na prevenção da recaída do tabagismo.

 

Mais de 300 estudos foram realizados nesta área com a participação de mais de 250.000. pessoas que demonstraram que o uso da terapia aumenta as chances de se livrar do vício a longo prazo..

 

Suporte remoto

 

As consultas presenciais são muito mais difíceis nos dias de hoje. Felizmente, pesquisas mostram que o suporte comportamental por telefone ou videochamada pode ser tão eficaz quanto o contato direto. Além disso, também há evidências de que mesmo conselhos por meio de mensagens de texto podem ajudá-lo a parar de fumar.

 

Recompensas por não fumar

 

Recompensas materiais por parar de fumar também são um dos métodos eficazes e documentados. Dinheiro, itens ou cupons de bens ou serviços podem ser um bônus. Os programas de benefícios para deixar de fumar podem ser organizados pelos locais de trabalho (complemento salarial).

Também podemos receber bônus semelhantes de entes queridos.

 

Terapia de reposição de nicotina

 

A terapia de reposição de nicotina é conhecida há muito tempo como um método seguro para parar de fumar. Consiste na administração de nicotina em doses controladas e cada vez menores. A terapia de reposição de nicotina é utilizada de várias formas, sendo as mais conhecidas as gomas de mascar, pastilhas, adesivos e inaladores. Mas vale a pena se familiarizar com o funcionamento de cada um deles antes de usá-los. Mais de um agente pode ser usado ao mesmo tempo e isso tem demonstrado aumentar as chances de parar de fumar.

 

 

Cigarros eletrônicos

 

Os cigarros eletrônicos também são uma alternativa já bem conhecida e muito utilizada para parar de fumar. Existem muitos tipos de cigarros e vaporizadores, que usam produtos como o juice, por exemplo, com sabores de frutas e elementos que podem reduzir a vontade de fumar cigarros convencionais.

.

 

Reduzir o tabagismo é a maneira de parar de fumar

 

Se você está tendo dificuldade para parar de fumar, tente reduzi-lo. Está cientificamente comprovado que, se você começar a fumar menos, terá mais chances de se livrar do vício a longo prazo.

 

Importante também praticar atividades físicas para se sentir melhor e gastar energia. Além disso, uma alimentação saudável também é parte fundamental do processo.

E claro, saiba quando pedir ajuda médica. Muitas vezes ajuda profissional pode ser a solução, então não se sinta mal se não conseguir sozinho.

 

Tenha paciência no seu processo, e acredite que você irá chegar lá!

 

 

Compartilhe

Comente: Dicas para quem deseja parar de fumar