Conheça aqui 5 tipos de plano de saúde e descubra o melhor para você!

Ter um plano de saúde é extremamente importante principalmente no momento em que estamos vivendo hoje, em que é necessário se prevenir.


Ter um plano de saúde é extremamente importante principalmente no momento em que estamos vivendo hoje, em que é necessário se prevenir. Os planos de saúde podem ser das mais variadas modalidades sendo eles: plano individual ou familiar, plano de saúde empresarial ou por adesão. Neste artigo você poderá conferir mais sobre cada modalidade, suas categorias segundo a ANS e como aderir a cada um deles. Confira!

Quais são os tipos de plano de saúde segundo a ANS?

A ANS é a agência reguladora responsável pelo controle de regras e atuação de empresas do setor de saúde, regulamentando a comercialização de serviços. Segundo a Agência Nacional de Saúde, existem 04 categorias de plano: atendimento ambulatorial; atendimento em hospitais (com ou sem obstetrícia); atendimento odontológico e cobertura referência.

Dentro dessas 04 modalidades oferecidas por diversas operadoras de saúde pelo Brasil, podem haver diversas variações como as coberturas e modalidades (plano de saúde empresarial, familiar e individual). Conheça abaixo mais sobre os planos comercializados no Brasil:

Plano de saúde de atendimento ambulatorial

Nessa modalidade de plano, o cliente terá direito a um número de consultas ilimitado em ambulatórios e consultórios, procedimentos e exames laboratoriais são incluídos, podem ser liberados procedimentos e atendimento de urgência já nas primeiras 12 horas de adesão, há cobertura para alguns grupos especiais de procedimentos como hemodiálises, diálises, quimioterapias, hemoterapia e radioterapia.

Plano de saúde hospitalar – com ou sem cobertura para obstetrícia

Nessa modalidade de plano, além dos atendimentos ambulatoriais, há a cobertura de internações inclusive UTI, além de cobertura para  exames, tratamentos mais complexos como quimioterapia, anestesia, sala de cirurgia, transfusão e materiais utilizados quando um paciente é internado. Esse plano também inclui outros procedimentos como terapias, fisioterapias, acompanhamento clínico pós-operatório, nutrição enteral ou parenteral e muito mais. O cliente pode escolher se deseja a cobertura obstétrica ou não, que além dos benefícios ofertados pela modalidade ainda inclui exames de pré-natal, assistência ao parto e ao bebê por 30 dias, seja ele natural ou adotado. No futuro você poderá incluir a criança em um plano, adquirindo assim a modalidade familiar.

Plano de saúde odontológico

Esse plano é mais básico e diz respeito à saúde bucal do paciente, tendo cobertura para urgências e emergências, coberturas de exames de raio-x, cobertura para exame odontológico, procedimento da área de endodontia, exame radiológico, periodontia e cirurgias menores feitas com anestesia local.

Plano de saúde referencial

Esse plano é a modalidade de plano mais completa e pode ser considerado um dos melhores planos de saúde. Além de todas as coberturas mencionadas acima, ele dá cobertura para procedimentos clínicos e cirúrgicos não emergenciais e diversos tipos de exames, até mesmo não convencionais, são cobertos.

Conheça os tipos de plano de saúde no quesito contratação

Além das categorias definidas pela ANS, existem outras categorias de classificação para os planos e essas categorias são super importantes no ato da contratação, pois podem garantir economia ao consumidor. Confira!

Plano de saúde individual ou familiar

Esse tipo de contratação é feita normalmente entre pessoas físicas e a prestadora do serviço de plano de saúde. As coberturas podem ser definidas conforme o critério do cliente no ato da contratação e poderá ser individual ou um plano familiar caso o cliente queira contratar um plano de mesma modalidade para parentes como pais, esposa/marido, filhos, etc. Essa modalidade de plano tem adesão livre, carência e cobertura iguais para todos os beneficiários, cobertura escolhida pelo cliente, a cobrança da mensalidade é feita diretamente para o beneficiário e o contrato pode ser rescindido sem multas. O pagamento de multas só deverá ocorrer em casos de fraude e ausência de pagamentos.

Plano de saúde coletivo

O plano de saúde coletivo pode ser tanto um plano de saúde empresarial como por adesão. Ambos são considerados os mais econômicos, pois por ser destinado a uma classe de pessoas, é possível negociar preços e conseguir descontos com a operadora.

O plano de saúde empresarial serve principalmente para empregados de uma companhia e quem realiza a contratação é a própria empresa que fica responsável pelo pagamento do plano que normalmente é co-participativo (o funcionário e empresa dividem os custos).

Nessa modalidade é preciso que haja vínculo empregatício, há carência para os procedimentos conforme modalidade escolhida pela empresa e a rescisão é prevista em contrato caso o funcionário seja demitido, podendo ou não optar por permanecer no plano desde que efetue o pagamento integral. O plano por adesão acaba sendo válido para pessoas jurídicas que busquem a prestação dos serviços através de sindicatos, conselhos, entidades de classe e associações profissionais.

Mesmo adquirindo um plano mais econômico por uma entidade trabalhista, você será responsável pelo pagamento e quem fica responsável pela adesão e coberturas ofertadas são as entidades. Para aderir à modalidade você deverá ter um vínculo com a entidade escolhida, cumprir carências normalmente, efetuar o pagamento e não há multa por rescisão caso haja o cancelamento do plano.

Tipos de plano de saúde por abrangência

Além das classificações de planos citadas anteriormente, os planos podem ser categorizados por sua abrangência. O plano básico conta com cobertura por todo o país, em capitais e regiões metropolitanas. O plano intermediário cobre território regional, ou seja, estadual e emergências por todo o país. O plano executivo costuma ser o mais completo, contando com cobertura por todo o Brasil e dependendo da operadora pode ser oferecido assistência médica para viagens no exterior.

Como contratar um plano de saúde?

Realizar a contratação de um plano de saúde pode variar conforme a modalidade escolhida. No caso de planos de saúde individuais ou familiares você deverá entrar em contato com as prestadoras do serviço e cotar o valor para o seu perfil já que é você quem realizará o pagamento.

É ideal realizar uma pesquisa de mercado para checar coberturas e qual o plano mais benéfico para o seu perfil. Para o plano de saúde empresarial, o empregado que tiver vínculo com alguma empresa que ofereça o benefício terá direito automaticamente após o período de experiência e caso haja realização de procedimentos o valor participativo é descontado diretamente na folha de pagamento. No caso de planos por adesão, você deverá entrar em contato com a entidade responsável para verificar a disponibilidade.

 

 

Compartilhe

Comente: Conheça aqui 5 tipos de plano de saúde e descubra o melhor para você!