Bruxismo: O que é, causas, sintomas e tratamento

Bruxismo? Não tem nada a ver com bruxas, mas o bruxismo está presente em boa parte da população, sendo homem ou mulher, criança ou idoso. Mas o que é bruxismo? Qual a sua causa e sintomas. E o mais importante! Há tratamento?


Bruxismo? Não tem nada a ver com bruxas, mas o bruxismo está presente em boa parte da população, sendo homem ou mulher, criança ou idoso. Mas o que é bruxismo? Qual a sua causa e sintomas. E o mais importante! Há tratamento?

Talvez você tenha e nem saiba. Isso pode acarretar severos danos a sua gengiva e principalmente aos dentes. 

Bom, nesse post você entenderá tudo isso, incluindo a origem do nome bruxismo e suas variações. Confira, 

 

O que é bruxismo?

Considerado uma desordem ou até mesmo uma doença, o bruxismo se caracteriza pelo apertar ou ranger dos dentes, com movimentos semelhantes ao da mastigação. Geralmente, essa condição ocorre durante o sono, mas também pode se apresentar ao dia, sendo conhecida como bruxismo de vigília. 

Para casos em que apenas ocorre o apertar dos dentes, chamamos de bruxismo cêntrico. Já para situações na qual ocorre o movimento da mandíbula, é classificado como bruxismo excêntrico. 

Todas essas características podem se gerar de forma voluntária ou semi-voluntária. Ao todo, cerca de 15% da população apresenta bruxismo, segundo a revista especializada Oral Rehabilitacion, que ainda complementa mostrando que a maioria das pessoas só descobrem essa condição após passarem em consulta com um cirurgião-dentista.  

Por fim, a origem do nome bruxismo possui origem grega, da palavra rychein, que significa ranger de dentes. Ainda assim, a condição é chamada por outros nomes, como: neurose do hábito oclusal, neuralgia traumática, bruxomania, friccionar-ranger de dentes, briquismo, apertamento e para a função oral.

 

O que causa o bruxismo?

Não é certo ainda a causa, mas há diversas situações que podem acometer um indivíduo, tanto homem, quanto mulher, a desenvolver as características do bruxismo. Entre as principais, podemos citar:

Estresse: 

o dia a dia, os problemas de cada um, tudo isso pode desencadear problemas relacionados, que estão ligados a tensão nos músculos da mastigação.
 

Problemas relacionados ao sono: 

durante o sono, e como tal a pessoa não se apercebe que está a apertar ou ranger os dentes porque o faz de uma forma involuntária.
 

Uso de medicamentos: 

Remédio pode ser um gatilho de origem, principalmente os relacionados a questões psiquiátricas, como antidepressivos.
 

Alto grau de concentração: 

Sim, tarefas que exigem muito foco, atenção e total concentração podem ser um dos fatores de origem.
 

Drogas: 

Efeitos relacionados ao uso de cocaína e heroína, podem acarretar condições ligadas ao bruxismo.
 

Hábitos: 

Mascar chiclete, roer as unhas, mordiscar os lábios e as bochechas, são alguns hábitos que precisam ser evitados.

  

Como saber se tenho bruxismo? 

Como já citado, boa parte da população só descobre essa condição ao passar com um cirurgião-dentista. Já que a condição é caracterizada durante o sono, a forma mais fácil de saber é através de relatos de outro indivíduo que tenha presenciado o ranger dos dentes, por exemplo. 

No consultório, o paciente será submetido ao exame de polissonografia, sendo de extrema orientação da detecção e orientações. Essa atividade é a mesma que estuda o ronco, apneia e outras condições, onde é fixados eletrodos no couro cabeludo e no corpo do paciente, além de um sensor no dedo, para que, durante o sono, sejam analisados os parâmetros que permitem detectar as alterações solicitadas pelo médico. 

Entre as diversas avaliações sujeitas, a eletromiografia é que irá registrar o movimento dos músculos durante a noite, dando os índices necessários para o diagnóstico. 

 

Quais são os sintomas do bruxismo? 

Além da característica principal de ranger e apertar dos dentes, o bruxismo pode gerar manifestações indesejáveis, como:

  • Dores de cabeça e enxaquecas: Além dessas dores, uma leve sensação de incômodo na região da nuca e da testa pode ser registrada;

  • Sintomas de dor ao nível da articulação temporomandibular que podem incluir dor, estalidos (barulhos), ressaltos ou até luxação ou subluxação da mesma;

  • Desgaste do côndilo da mandíbula: Resultado disso, pode ocorrer problemas e limitações na abertura e fecho da boca;

  • Dores de ouvido: dor, barulhos e zumbidos, além de sensação de ouvido tapado, acarretando a diminuição da audição.

  • Outros sintomas: Tonturas, vertigens, enjoos ou vômitos, por fim, nevralgias, normalmente associadas ao nervo trigémero.

 

Como tratar o bruxismo? 

O tratamento de bruxismo não é 100% eficaz, até porque a sua etiologia ou causas são ainda desconhecidas. Mas o recurso terapêutico pode amenizar os sintomas e os problemas que o bruxismo pode gerar nos dentes. 

É sempre importante estar indo ao dentista, a fim de evitar a piora das condições e um diagnóstico mais rápido.

Para condições relacionadas ao sono e estresse, o médico poderá receitar remédio antidepressivos e sedativos ao paciente, onde, a sua posologia será de acordo com cada quadro. 

Aos meios da odontologia, a solução é evitar o ranger dos dentes, isso, se dará graças a placas de bruxismo, que ajudam a limitar os movimentos dos músculos envolvidos na mastigação e a reduzir o atrito entre os dentes que provoca o seu desgaste, e ao aparelho de bruxismo, que impede os dentes posteriores entrarem em contato, evitando o seu desgaste.

De qualquer forma, é sempre importante buscar ajuda. O bruxismo não há como ser evitado, pois, como vimos, possui características involuntárias. Fique atento aos sintomas e procure ajuda de um profissional da saúde o quanto antes.  

 

Compartilhe

Comente: Bruxismo: O que é, causas, sintomas e tratamento