4 exercícios de força que podem prejudicar sua saúde

Esses exercícios de força podem prejudicar sua saúde.


Esses exercícios de força podem prejudicar sua saúde. Isso se deve à sua má execução ou ao quão pouco eles são aconselhados a fortalecer o corpo. Você os conhece?

Encontrar exercícios de força que podem prejudicar a saúde não é tão comum, principalmente pelos inúmeros benefícios que o exercício oferece ao corpo em geral.

No entanto, alguns movimentos não são naturais em comparação com outros e esse é o momento em que uma parada deve ser feita para evitar danos. 

Além de estimular e fortalecer as capacidades físicas, os exercícios de força devem ser baseados em movimentos de acordo com os planos e eixos do corpo.

Os exercícios de força não devem ser realizados apenas com base na naturalidade do corpo. 

Estes também devem respeitar certas características relacionadas à capacidade de cada pessoa, como, por exemplo, respeitar as cargas.

Exercícios de força que podem prejudicar a saúde

Todos os exercícios de força requerem técnica perfeita, não só para obter bons resultados, mas também para reduzir a probabilidade de lesões. 

Portanto, é provável que na lista a seguir você encontre movimentos que o deixarão 'frio'.

Com base no exposto, isso não significa que a maioria desses exercícios deva ser evitada. 

O objetivo é fazer você refletir sobre a forma como você as está realizando.

Faça uma pausa, analise a técnica e tente corrigir o que está errado. Lembre-se que aprender um exercício não acontece da noite para o dia e se você é iniciante, deve prestar o dobro de atenção.

1- Puxe atrás do pescoço

Conhecido como o 'lat pull down' pelo nome em inglês, o pull down atrás do pescoço é um exercício muito comum em salas de ginástica. 

A sua constante realização neste tipo de sites dá-nos uma certa segurança ao fazê-lo.

Apesar disso, este exercício não é recomendado para o bem-estar do seu corpo. Um dos principais motivos está voltado para sua técnica complexa, que, como o próprio nome indica, deve ser executada atrás do pescoço.

Seu desempenho aumenta a probabilidade de lesão na região do ombro. Também pode gerar sobrecargas e rupturas musculares.

Da mesma forma acontece com o supino atrás do pescoço, que não merece ser mencionado separadamente, pois o movimento é muito semelhante. 

Por isso, o aconselhável é a não incluir este tipo de exercícios de força na sua rotina, mas sim alguma variante que contribua para uma estimulação muscular semelhante.

Hiperextensão de 2 colunas

A coluna tem certas curvas naturais, que não são tão pronunciadas e ajudam a manter a postura. Por outro lado, existem exercícios que forçam a coluna a ir contra essas curvas ou as exagera de forma não natural.

Os exercícios de hiperextensão são o exemplo perfeito disso, principalmente os que visam fortalecer a região lombar. 

Dois exemplos claros são a famosa lombar, a contrapartida da abdominal, e a hiperextensão em pé com uma bola medicinal.

As lombares sobrecarregam os discos vertebrais, principalmente os da região vertebral inferior. 

Essa sobrecarga tem um impacto maior quando se trabalha o exercício em duplas, segura a região do tornozelo para evitar levantar as pernas. Executá-lo desta forma é extremamente prejudicial para a saúde da coluna vertebral.

Em relação à hiperextensão em pé, ocorre algo semelhante. Por si só, o exercício gera sobrecarga na região lombar e ao somar o peso de uma bola medicinal, o risco aumenta.

Curl de bíceps predicador

A rosca bíceps do banco do pregador é um exercício bastante comum em academias. Este é direcionado para a estimulação específica do bíceps braquial.

Apesar disso, a execução desse exercício de força pode prejudicar a saúde do restante do corpo. Isso ocorre porque os ombros são direcionados para frente em relação ao resto do corpo. 

Portanto, o resto do corpo, tanto dorsal quanto lombar, ficam desestabilizados durante a realização deste exercício.

É aconselhável realizar a rosca bíceps sem o banco do pregador. Isso torna muito mais fácil estabilizar o meio do corpo.

4-Os abdominais

A execução desse exercício consecutivamente gera uma pressão excessiva na parede intra-abdominal, o que enfraquece os músculos do assoalho pélvico. Esse problema geralmente afeta mais as mulheres.

Por outro lado, abdominais vêm com um risco muito alto de lesão associado à má técnica. 

Se sua execução for incorreta, a sobrecarga ao nível lombar e vertebral costuma ser excessiva.

Desta forma, a probabilidade de sofrer uma sobrecarga ou uma hérnia de disco aumenta consideravelmente.

Exercícios de força que podem prejudicar a saúde, devo parar de fazê-los?

Parar de se exercitar é um grande erro, já que um estilo de vida sedentário pode fazer o seu trabalho. Então o que você pode fazer? Você pode estar se perguntando.

Além de não usar os exercícios mencionados acima, aconselhamos que você se concentre na técnica adequada e procure variantes menos perigosas.

Além do acima, sempre tenha um diagnóstico médico por um profissional e faça check-ups regulares. Este aspecto é essencial para chegar o mais próximo possível do bem-estar geral do corpo.

Vale ressaltar que existem muitos outros exercícios de força que podem prejudicar a saúde do corpo. Portanto, procure ter muito cuidado e associe-os aos movimentos naturais do seu corpo.

Compartilhe

Comente: 4 exercícios de força que podem prejudicar sua saúde