Deputados goianos assumem mandato

Karlos Cabral é o único rio-verdense


Os 41 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomaram posse ontem como titulares da 17ª legislatura, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. Entre eles estava o único rio-verdense eleito, o petista Karlos Kabral.

O primeiro momento da solenidade foi a chamada dos deputados estaduais da 17º Legislatura, pelo nome parlamentar e legenda partidária. Na sequência, foi feito o juramento de posse, em que os parlamentares prometeram desempenhar fielmente o mandato, promovendo o bem geral do Estado de Goiás, dentro das normas constitucionais.

Em seguida, dois deputados discursaram, representando as bancadas de situação e de oposição. Primeiro, o deputado Luís Cesar Bueno (PT) falou em nome dos partidos de oposição. Em seguida, o deputado Helio de Sousa (DEM) discursou pela situação.

Em nome da oposição, o deputado Luis Cesar Bueno (PT) destacou como será a atuação da bancada na Legislatura que se inicia. Criticou a reforma administrativa do governo Marconi Perillo (PSDB) e elogiou obras federais em Goiás. Segundo ele, o governo Marconi coloca à frente de outros interesses a privatização do patrimônio público, o que não deu certo em "lugar nenhum" e que até o PSDB nacional já considera um "erro".

O petista também criticou a existência de grupos de extermínio na polícia de Goiás. "A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos revela a existência desses grupos, que agem com execução sumária", afirmou. Luís César também se posicionou contra o que chama de "estagnação na educação", já que, segundo ele, o número de estabelecimentos de ensino cai em Goiás, em vez de subir.

Falando em nome do governo, o deputado Helio de Sousa (DEM) assinalou que é necessário empenho para a consolidação de um Estado Democrático de Direito. Para ele, é fundamental que o Estado goiano tenha seu tamanho conforme a medida exata para permitir o pleno exercício da cidadania de seu povo.

Helio de Sousa afirmou ainda que a alternância de poder - que caracteriza o regime democrático - é a capacidade que o povo possui de realizar as mudanças que forem necessárias. "O Estado não pode ser maior do que já disse", destacou, em contraponto ao discurso que Luis Cesar Bueno (PT) realizou em nome da oposição.

Por fim, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Helder Valin (PSDB), destacou a satisfação de tomar posse em uma Casa “mais transparente e próxima da sociedade, com autoestima resgatada e moderna”.

Dezenas de autoridades estaduais, municipais e federais prestigiaram a solenidade de posse dos deputados estaduais eleitos. Entre outros, estiveram no plenário o governador Marconi Perillo (PSDB); o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles; o procurador-geral de Justiça, Eduardo Abdon Moura.

Também estiveram presentes os ex-governadores de Goiás, Helenês Cândido, os ex-presidentes da Assembleia Legislativa, Célio Silveira (PSDB) e Sebastião Tejota; o arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Iram Saraiva (PMDB); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Goiás, Henrique Tibúrcio; o conselheiro Edson Ferrari, presidente do Tribunal de Contas do Estado; e o conselheiro Walter José Rodrigues, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios.

Enviaram representantes a Universidade Federal de Goiás, a Universidade Estadual de Goiás, a Igreja Fonte da Vida, a Convenção de Pastores de Goiás, a Brigada de Operações Especiais e a Base Aérea de Anápolis.

Confira a lista completa dos parlamentares titulares da 17ª legislatura, que teve início hoje:
Ademir Menezes (PR)
Álvaro Guimarães (PR)
Bruno Peixoto (PMDB)
Carlos Antônio (PSC)
Cláudio Meirelles (PR)
Cristovão Tormim (PTB)
Daniel Messac (PSDB)
Daniel Vilela (PMDB)
Doutor Joaquim (PPS)
Elias Júnior (PMN)
Evandro Magal (PP)
Fábio Sousa (PSDB)
Francisco Gedda (PTN)
Francisco Júnior (PMDB)
Frederico Nascimento (PTN)
Helder Valin (PSDB)
Helio de Sousa (DEM)
Henrique Arantes (PTB)
Hildo do Candango (PTB)
Humberto Aidar (PT)
Isaura Lemos (PDT)
Iso Moreira (PSDB)
Jânio Darrot (PSDB)
Jardel Sebba (PSDB)
José de Lima (PDT)
José Vitti (PRTB)
Karlos Cabral (PT)
Lincoln Tejota (PTdoB)
Luis Cesar Bueno (PT)
Luiz Carlos do Carmo (PMDB)
Major Araújo (PRB)
Mauro Rubem (PT)
Misael Oliveira (PDT)
Nélio Fortunado (PMDB)
Nilo Resende (DEM)
Paulo Cezar Martins (PMDB)
Samuel Belchior (PMDB)
Sônia Chaves (PSDB)
Túlio Isac (PSDB)
Valcenôr Braz (PTB)
Wagner Siqueira (PMDB)

Compartilhe

Comente: Deputados goianos assumem mandato