Cargo de maior influência no Governo Federal será ocupado por uma mulher

Gleise Hoffmamm assume a Casa Civil


Enfrentando o primeiro grande percalço do seu governo dede que assumiu em janeiro deste ano, Dilma mostrou que tomou o controle da situação com relação à crise de Palocci e rapidamente indicou um novo nome para ocupar o lugar deixado no cargo de maior influência do Governo, contrariando até a sugestão de Lula de manter o ex-ministro Palocci no comando da Casa Civil. A escolha de uma figura feminina para o cargo, como bem ressaltou Merwal Pereira, do O Globo, leva ao entendimento que ela considera a iniciativa importante para marcar sua passagem pela Presidência da República. Resta saber se a indicada tem competência para o cargo. Como mulher e defensora e incentivadora das mulheres em todos os segmentos, quero acreditar que sim. A indicada dará conta do recado e fará melhor que o seu antecessor. Se ela não se envolver em corrupções já é um grande começo.

Apesar de ainda sermos poucas no comando de altos cargos políticos no mundo – em 192 países, apenas 9 ocupam o cargo de presidentes. Em percentagem: 4,6 % de mulheres na constelação global de presidente – o incentivo da presidente Dilma deve ser levado em conta. A sua chegada à presidência e sua postura até agora, apesar das dificuldades, é a prova concreta de que as mulheres são, sim, capazes de desempenhar também cargos políticos, e não apenas de manusear fogão e cuidar dos filhos ou, no máximo, chegar a um cargo executivo de uma empresa. Agora, Dilma Roussef deposita toda sua confiança na senadora paranaense e petista.

O nome dela é Gleise Hoffmamm. Ela já ocupou cargos importantes em seu Estado, compôs a equipe de transição do governo Lula em 2002 e atuou como diretora financeira da Itaipu Binacional até 2006, mas é a primeira vez que ocupa um cargo eletivo como senadora. Sua escolha para chefiar a Casa Civil, após a queda de Antônio Palocci, deixou surpresos alguns partidos adversários. Mas o PT comemorou. Hoffmann é casada com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e assume o cargo hoje. Ela afirmou em coletiva ontem que fará um trabalho de gestão, de acompanhamento de projetos e processos.

A ela, só podemos desejar boa sorte. Afinal, torcemos por um governo mais calmo, sem escândalos e escancaradas corrupções. Torcemos para que nossos políticos passem a exercer seus cargos com a real função de contribuir para a nação e não apenas de aproveitar as mordomias, viagens desnecessárias etc etc. Torcemos por um governo em em que prevaleça a frase da nossa Bandeira: Ordem e Progresso. É isso que queremos. Não importa se estarão nos representando homens ou mulheres. Torcemos por você Dilma. Torcemos pela nosso País. Torcemos para que seu plano de Erradicação da Miséria dê certo e ponha fim na fome no nosso País. Torcemos por uma política pública que também ponha fim às desigualdades. O que não aguentamos mais é a má distribuiçã de renda deste país e tanta impunidade. O que o brasileiro quer é poder viver dignamente, sem ser lembrado por morar em um país conhecido por mensalões e mensalinhos. Queremos mais segurança, mais lazer, mais educação, mais saúde, mais qualidade de vida.

Confio na classe feminina. Sei do poder das mulheres, de sua sensibilidade aflorada que a ajuda nas mais difíceis situações, e também da sua capacidade. Prefiro acreditar, portanto, que Gleise tem sim, uma bagagem cultural e intelectual suficiente para exercer o cargo que lhe foi oferecido. E não que a Dilma fez a escolha pensando apenas no marketing de sua gestão. Apesar de tantas indicações contra, ainda prefiro ter esperança e, acreditar que existem políticos capazes de exercer o seu dever social perante uma nação. É nisso que creio. É isso que espero.

Por Khárita Rejane – Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Cargo de maior influência no Governo Federal será ocupado por uma mulher