Como funciona o gerenciamento de obras?

Se você está pensando em começar a sua obra por conta própria, fique sabendo que não é tão simples como você pensa


Se você está pensando em começar a sua obra por conta própria, fique sabendo que não é tão simples como você pensa.

Para fazer o gerenciamento de obra é preciso administrar, simultaneamente, todas as etapas produtivas e burocráticas da construção.

Quem assume esse papel deve entender de custos, contratos e prazos de entrega, assim como ser organizado e ser um bom gestor de pessoas, você se encaixa nesse perfil? Se não, você precisa de um engenheiro civil porto seguro. Saiba aqui como funciona o gerenciamento de obra.

 

O que é o gerenciamento de obra?

O gerenciamento de obras é a capacidade de atribuir tarefas aos funcionários e supervisioná-los de forma eficiente, dentro das boas práticas e normas da construção civil. Isso gera resultado na realização de objetivos, bem como a sinergia entre a equipe.

Uma função básica do gestor engenheiro civil é a identificação de pessoas adequadas para um determinado serviço. Elas são designadas, com base em suas habilidades e experiência, para realizar tarefas específicas.

Para que ocorra a obra com eficiência, são atendidos certos critérios de viabilidade, o que avalia seu desempenho potencial (e seus possíveis riscos). Depois dos riscos serem avaliados, o engenheiro civil, responsável pelo projeto, abre a equipe e é capaz de formular uma estratégia para a conclusão bem-sucedida.

 

 

Como funciona o Gerenciamento de Obra?

Dentro do projeto geral, existem vários procedimentos diferentes que compõem as principais partes do gerenciamento de obras. Estes incluem:

  • o processo de contratação de novos funcionários,
  • manter contratos de trabalho,
  • pagar salários e impostos,
  • supervisionar o trabalho,
  • aplicar todas boas práticas e normas da construção civil.

O gerente da obra garante que esses procedimentos sejam realizados regularmente no projeto arquitetônico residencial, delegando diferentes funções aos membros de sua equipe.

O acompanhamento de obra residencial é muito importante para evitar a incidência de erros, na previsão de tempo de obra e na questão orçamentária. Contratando um engenheiro civil para gerenciar as obras, o projeto tende a ser melhor administrado e menos custoso no final.

 

Principais tipos de gerenciamento de obra

Trabalho funcional

O trabalho funcional estabelece uma descrição clara do projeto arquitetônico residencial, dando uma visão ampla ideal do que o projeto final será parecido.

Plano de construtora

O plano de Construtora é implementado assim que todas as tarefas e metas forem estabelecidas pelo engenheiro civil, fornecendo uma diretriz para a equipe sobre como devem prosseguir na prática.

O engenheiro civil do projeto garante que este sistema seja obedecido, certificando-se de que todos os prazos sejam atendidos e, relatando o progresso em intervalos regulares.

 

Por que é importante ter gestores eficazes no comando do projeto arquitetônico residencial?

O engenheiro civil em porto seguro BA, é capaz de coordenar melhor os esforços dos outros membros da equipe para alcançar um objetivo comum, que é concluir a obra de forma eficaz, dentro do prazo estabelecido.

Eles também serão capazes de dar direcionamento ao seu projeto arquitetônico residencial, e aos funcionários individualmente, assim tornando o trabalho dinâmico, com mais facilidade para monitorar o progresso geral da equipe e ver onde podem ser feitas melhorias.

É muito difícil fazer alterações se as tarefas forem executadas sem um supervisionamento adequado, podendo ocorrer erros, dúvidas e incertezas para executar o projeto arquitetônico residencial.

Se não houver compreensão comum sobre o que é o projeto final, há uma grande chance de que o projeto falhe, por isso é importante contar com a ajuda de um engenheiro civil em Porto Seguro BA, para orientar os outros funcionários.

 

Um projeto mal administrado tem sucesso?

O gerenciamento de obras feito de maneira ineficiente, pode gerar um impacto direto na queda de produtividade da construção devido à falta de planejamento adequado das equipes de produção, cronograma de compra, entrega de materiais e da logística, bem como os processos que norteiam a construção civil.

Para produzir um projeto arquitetônico residencial com um serviço de qualidade, é necessário que você tenha uma estrutura adequada e uma gestão de qualidade.

Pode demorar muito tempo até que o projeto entregue o que foi prometido, mas quanto mais dedicados e comprometidos sua equipe for, provavelmente você terá sucesso. Realizar metas e prazos não é uma tarefa fácil de alcançar como você imagina.

Por isso é essencial que tenha um engenheiro civil na obra dando orientação aos funcionários, e que o projeto arquitetonico residencial seja executado corretamente e no prazo planejado.

 

Como funciona o Gerenciamento de Obra?

Cada pessoa da equipe tem uma responsabilidade individual, o engenheiro civil precisa identificar as habilidades de cada membro da equipe, a fim de atribuir as tarefas que eles dominam melhor.

Sempre com a intenção de reduzir custos, evitar desperdícios e garantir o retorno dos investimentos, o engenheiro precisa dar mais atenção aos orçamentos, prazos, padrões de qualidade e, principalmente, ao sequenciamento de tarefas.

A construção das equipes e técnicas de gerenciamento eficazes podem ajudar a determinar a função de cada funcionário de forma rápida e eficiente.

O trabalho de gerenciamento é visto como um processo severo, onde um chefe verifica se os funcionários estão cumprindo sua função com maestria, a fim de garantir que todos façam a sua tarefa corretamente.

Mas vai muito além disso, para ter sucesso no gerenciamento de obra e ter projetos arquitetônicos bem-sucedidos, não é só simplesmente atribuir tarefas a pessoas. É preciso fornecer um sistema de suporte, de modo que todos os funcionários sejam encorajados e motivados a completar o trabalho com o melhor de sua capacidade.

Isso também ajudará a saber quem está cometendo erros e o porquê. Esse conhecimento é essencial para melhorar o desempenho da equipe e, finalmente, o projeto ser entregue com excelência.

Compartilhe

Comente: Como funciona o gerenciamento de obras?