Rio-verdense disputará brasileiro de jiu-jitsu

Mário Texugo representará a cidade em julho


O lutador de jiu-jitsu Mario Inocêncio da Silva Júnior, o Mario Texugo, disputará no mês de julho o Campeonato Sudeste Brasileiro, competidor da categoria Máster, Faixa Roxa. A data ainda não foi confirmada pela Federação. O atleta representará Rio Verde na competição que reuni lutadores de todo o país.

Segundo Texugo a preparação para a disputa tem sido intensiva, com treinamentos tanto na parte física como o aprimoramento da prática, “Estou me preparando bastante para mais esse campeonato e vou dar o máximo de mim para trazer uma medalha para Rio Verde.” Afirma Texugo.

Mario Texugo teve experiência com o Jiu-Jitsu aos 20 anos, convidado por um amigo para fazer uma aula experimental e resolveu seguir carreira. Começou a participar de campeonatos amadores, até se tornar um atleta profissional. A primeira disputa foi no Campeonato Paulista em 2008, competição que reuniu 1.200 lutadores de sua categoria.

Mesmo sem experiência em campeonatos profissionais “Texugo” conquistou o terceiro lugar no pódio e a satisfação de levar para casa a primeira medalha de um campeonato.

No ano seguinte ele disputou a Copa Mitsuyo Maeda, reunindo atletas de São Paulo e Rio de Janeiro. Mario estava se recuperando de uma lesão no joelho, mesmo enfrentando grandes lutadores, mostrou garra e dedicação a sua carreira e conquistou o vice-campeonato. “Foi uma competição difícil, pois estava lesionado, mas quando você sobe no tatame nem se lembra das dores,” relembra o atleta.

A trajetória do lutador incluía treinos intensivos para disputar campeonatos nacionais e mundiais. E mesmo morando em Rio Verde, o lutador desenvolveu um Projeto Social de difusão da arte do Jiu-Jitsu, na cidade de São Roque no Estado de São Paulo, onde ministrava aulas para uma turma de 90 alunos, com idades entre cinco e 16 anos, “Nas aulas era ensinado o equilíbrio, o uso do corpo como forma de defesa, sem uso da violência ou armas, nas aulas teóricas eles aprendiam toda a responsabilidade que cada atleta tem quando aprende a lutar, trabalhando a ética, a cidadania que um lutador Jiu-Jitsu deve ter.” conclui.

Em 2009, “Texugo” disputa o primeiro Campeonato Mundial, campeonato que contou com a participação de mais de 2 mil competidores de todos os Estados e vários países. A competição reuniu atletas de alto nível, nomes conhecidos do Jiu-Jitsu. Mario “Texugo” representou o Brasil no Pódio, trouxe na bagagem a medalha de bronze. “Para mim foi uma realização pessoal quando disputei o primeiro mundial, acredito que todo atleta treina para competir e compete para vencer. E quando se consegue uma medalha em um mundial é um estímulo a mais para a carreira.”

Apaixonado pela modalidade esportiva, “Texugo” continuou a participar de campeonatos, em 2010 lutou o Campeonato Paulista sem kimono. Todavia a disputa não incluía a categoria Máster, fator este que fez com que ele disputasse na categoria Adulta, enfrentando adversários de altíssimo nível e peso. Porém os objetivos do lutador de sempre dar o melhor de si em qualquer disputa, rendeu mais um vice-campeonato.

No mesmo ano ele disputou mais um Campeonato Mundial, competição que reuniu mais de 1.500 lutadores de todos os países. O atleta subiu novamente ao Pódio, se consagrando vice-campeão mundial, agregando mais uma medalha em sua coleção. Mario Texugo é hoje o segundo melhor lutador do mundo na categoria Máster, faixa roxa.

Por Vanderli Silvestre – Especial para o Rio Verde Agora

Fotos

Imagem de Rio-verdense disputará brasileiro de jiu-jitsu

Compartilhe

Comente: Rio-verdense disputará brasileiro de jiu-jitsu