Equoterapia atende alunos no Dona Gercina

Projeto é da Prefeitura de Rio Verde


A equoterapia é mais uma modalidade da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, oferecida no Clube do Povo, por meio do Centro de Equoterapia Mega Dona Gercina, mediante quatro Programas: Hipoterapia, Educação/Reeducação, Pré-Esportivo e Prática Esportiva Paraquestre. O paciente em tratamento conta com uma equipe interdisciplinar formada por Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonaudiólogo, Educador Físico e Instrutor de Equitação. As sessões são individuais e têm duração de 30 minutos. O clube atende hoje 82 alunos.
 
A atividade é um método terapêutico-educacional que utiliza o cavalo para promover o desenvolvimento biopsicossocial em pessoas com deficiência física ou necessidades especiais: Paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais, mentais, Síndrome de Down, autismo, esquizofrenia, psicoses, e outros.
 
A fisioterapeuta, especialista Anna Karinna Gonçalves, explica que o cavalo é usado como recurso terapêutico, instrumento de trabalho, pois o movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo para os lados, para baixo e para cima, pode ser comparado com a pelve humana no andar, permitindo a estimulação motora, olfativa, visual e auditiva. Gonçalves relata ainda que devido à eficácia dos resultados obtidos, o Centro de Equoterapia Mega Dona Gercina de Rio Verde tornou-se referência no Hospital das Clínicas, em São Paulo.
 
Para a diretora do Clube Dona Gercina, Lísia Nascimento, a técnica da equoterapia visa a proporcionar à pessoa com necessidades especiais o desenvolvimento de suas potencialidades, respeitando limites e proporcionando integração na sociedade, realçando benefícios físicos, psicológicos, educativos e sociais, um bem que se faz a quem realmente precisa.
 
A este trabalho, o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Levy Rei de França destaca: “Reconhecemos que são grandes os benefícios da equoterapia aos pacientes com deficiência, problemas de comportamento, comprometimentos emocionais ou dificuldades de aprendizagem – distúrbios de atenção, percepção, fala, linguagem, hiperatividade, contribuições à inclusão, que atendem a pessoa na perspectiva da diversidade”.

Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Educação

Compartilhe

Comente: Equoterapia atende alunos no Dona Gercina