Um e-book rio-verdense

Marcus Pedrosa lança obra em formato digital


Para um escritor, muitas vezes lançar o livro é mais difícil do que escrevê-lo. Os interesses das editoras são tão difusos que na maioria dos casos somente obras “garantidas financeiramente” chegam às mãos dos leitores. Felizmente, a tecnologia tem conseguido democratizar o acesso às obras menos “comerciais”. E essa tecnologia já é usada por autores de nossa cidade.

Um exemplo disso é o livro “Conto dos Mil Riachos”, da autoria de Marcus Pedrosa. Ele, que já escreveu três livros, Folhas ao Vento (2000), Tripalium, Eu, animal (2008) e ilustrou Papo de sapo (2010), conta que a tecnologia dos e-books (livros eletrônicos feitos para se ler nos computadores ou nos tablets) chegou para trazer à luz obras nunca publicadas: “A possibilidade de se levar um texto a um grande número de pessoas a custos mínimos através da tecnologia virtual, ainda que sem retorno financeiro certo, é entusiasmante. O uso da informática no setor livreiro praticamente pos fim ao anonimato e aos trabalhos engavetados infinitamente por falta de recursos financeiros, especialmente em Rio Verde e o Estado como um todo, onde há carência absoluta de um parque gráfico acessível e completo para atender os autores em todas as etapas de produção e comercialização de um livro. O mercado crescente de e-readers, os dispositivos de suporte dos livros digitais, garante uma boa difusão dos livros criados neste formato, e também a possibilidade de imprimi-los para aqueles que não dispensam a leitura convencional em papel”.
 
Para o editor da obra, Samuel Pedrosa, as novas tecnologias são um incentivo às novas publicações: “É muito comum ouvirmos, vermos e lermos sobre os dispositivos digitais para leitura e outras funcionalidades. Vemos até a concorrência acirrada entra as marcas para lançarem sempre uma novidade ou produtos concorrente e similares para isso. Diante do mercado de livros digitais (eBooks) vimos a baixa disponibilidade de obras nacionais e regionais neste formato. E como o custo de produção é zero, me senti motivado a fazer isso. Até mesmo porque quem trabalha com edição e comunicação precisa estar sempre atualizado às novas tecnologias e meios. Já estou acostumado a produções e edições gráficas; este foi um desafio que me possibilitou descobrir novas técnicas e termos do meio. Os próximos passos são: história em quadrinhos, revista e comercialização, tudo para o formato digital”.

“Conto dos Mil Riachos” é provavelmente o primeiro e-book lançado por um autor na cidade de Rio Verde. A grande tendência é que mais obras cheguem neste formato.

O livro
“Contos dos Mil Riachos” foi criado por Pedrosa para ser uma sequência de Papo de sapo, trazendo o mesmo estilo de conto em versos ricos em aliterações, assim como o enredo ilustrado envolvendo o cerrado, seus animais e a cultura sertaneja.

A proposta da obra, segundo o autor, é criar uma literatura épica com seus próprios elementos culturais. “Os gregos, os germânicos, os britânicos, os finlandeses, os portugueses, cada qual tem suas narrativas de mitologia e feitos heróicos, então resolvi fazer algo aproveitando os traços próprios de nossa natureza, folclore e crenças do meio rural goiano.”

Marcus chama a atenção para o aspecto ecológico que a obra traz aos leitores, sobretudo o público infanto-juvenil: “Apesar de vivermos em um território com grandes porções de florestas, estamos nos ilhando em cidades, esquecendo a vida natural ao redor, que está recuando cada vez mais com o avanço das fronteiras agrícolas. Contos dos mil riachos acontece em um recanto esquecido de Cerrado, onde velhas e gigantescas criaturas vivem, mas não longe da presença humana, que surge logo na trama. Então, o livro é também um convite a um olhar mais cuidadoso, em todos os sentidos, para a natureza e a vida animal.

Para baixar o livro para o seu computador, é necessário instalar um programa para leitura de e-books, que pode ser adquirido gratuitamente através do link:

http://www.adobe.com/products/digitaleditions/

Para baixar e ler “Contos dos Mil Riachos”, basta baixar a obra no seguinte endereço:

http://www.4shared.com/file/o0ly5B9Z/CONTOS_DOS_MIL_RIACHOS.html

Compartilhe

Comente: Um e-book rio-verdense