Sons da Cidade com a Orquestra de Violeiros

Giulianna Conte apresenta mais uma revelação da música local


Talvez nem todos saibam, mas a nossa cidade conta com uma Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros, composta por 32 integrantes, sendo dois maestros, seis sanfoneiros e 24 violeiros.

A Orquestra surgiu em 2002 e é muito conhecida pelo estilo que tocam, o sertanejo raiz. Em 2006, eles gravaram seu primeiro CD que está esgotado e já foram congratulados com o prêmio Destaque do Ano, conferido pela Revista Brasil Oeste, nos anos de 2006 e 2008.

A Orquestra hoje já chegou ao nível de fazer até duas apresentações por dia. O reconhecimento pelo talento deles é tanto que incentivou outras cidades a criar sua própria Orquestra, como Quirinópolis, que já tem a sua Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros Canto do Sabiá, que pretende como a nossa Orquestra Municipal, espalhar cultura e alegria por onde passa.

Além das apresentações dentro de Rio Verde, a Orquestra já fez apresentações em diversas cidades pelo Brasil, como: Caldas Novas, Serranópolis, Itarumã, Iporá – no 4º Encontro de Muladeiros com um público de mais de 5 mil pessoas -, Montividiu, em Barretos na Festa do Peão, entre outras. Sua mais recente apresentação foi em Brasília para um público mais de 15 mil pessoas em uma apresentação na Esplanada dos Ministérios, para manifestação em prol das mudanças pró-ruralistas no Código Ambiental.

Ensaiando semanalmente, o repertorio musical do grupo é composto por grandes clássicos da música sertaneja raiz. Algumas das músicas que não podem faltar nas apresentações da Orquestra são os sucessos: 60 Dias Apaixonado, Moreninha Linda, Chalana e Canarinho Prisioneiro. Mas segundo o maestro Geraldo Ferreira, “a intenção da Orquestra é sempre inovar. Nosso repertório já era amplo, mas queremos incluir cada vez mais músicas. Nossos ouvintes sempre pedem mais, queremos atendê-los”.

Fotos

Imagem de Sons da Cidade com a Orquestra de Violeiros

Compartilhe

Comente: Sons da Cidade com a Orquestra de Violeiros