Projeto goiano leva atrações culturais a obras de restauro em todo o País

Ações são realizadas pela Elysium e Biapó


Iniciativa da Elysium Sociedade Cultural e da Construtora Biapó, um projeto leva atrações culturais gratuitas a obras de restauro de patrimônios históricos de todo o país. O programa 'Canteiro Aberto' tem como propósito despertar a importância da restauração e preservação do patrimônio histórico brasileiro.

Com aulas de educação patrimonial, exposições de arte, oficinas, workshops, festivais de música, cinema e teatro, o programa envolve a comunidade, traz informação sobre o andamento das obras e promove interação entre os artistas e a população.

A diretora executiva da Elysium, Giulyane Nogueira, explica que o programa leva as pessoas para dentro das obras para que possam participar do processo de restauro e refletir sobre a importância do trabalho. "A população fica muito distante da cultura no que diz respeito aos patrimônios históricos. O programa pretende atrair as pessoas para as obras com atividades de várias linguagens culturais e, assim, envolvê-las no trabalho realizado no patrimônio histórico nacional", ressaltou.  

Atualmente o 'Canteiro Aberto' atua em três estados do Brasil. O programa tem atividades no Forte Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE); no Armazém Macedo, em Antonina (PR); e na Fazenda Santa Eufrásia, em Vassouras (RJ). Em cada cidade onde são realizadas as obras de restauro, as atividades acontecem de forma variada. 

Compartilhe

Comente: Projeto goiano leva atrações culturais a obras de restauro em todo o País