Palestra sobre tecnologia e inovação foi aula inaugural no IF Goiano

Além de alunos de cursos de mestrado e doutorado, o encontro reuniu também estudantes de cursos técnicos e de graduação e servidores de todas as diretorias do Campus Rio Verde


Antes da apresentação do tema “O futuro chegou e agora?”, por Francis Barros, CEO da Ana Academy e Bold Inteligência em Negócios, os presentes tiveram a oportunidade de ouvir o reitor do IF Goiano, professor Vicente Pereira de Almeida, falar da atual conjuntura orçamentária dos campi da instituição. 

Segundo ele, há um esforço de toda a equipe diretiva em reprogramar os recursos de forma a minimizar os impactos do contingenciamento. “Recentemente, estivemos com o Ministro da Educação, Abraham Weintraube, e apresentamos a necessidade de liberação de verbas para a continuidade de nossas atividades”, acrescentou.

O diretor-geral do Campus Rio Verde, professor Anísio Correa da Rocha, também apresentou sua preocupação em relação aos cortes que já estão impactando as atividades acadêmicas, como suspensão de visitas técnicas e inviabilização de transporte e diária para participação de eventos científicos, além de revisão de contratos com empresas terceirizadas. Aos alunos ingressantes nos cursos de pós-graduação, professor Anísio desejou que tenham uma próspera passagem pela instituição.

Também presente, o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Fabiano Guimarães, falou sobre a construção dos programas de mestrado e doutorado, que está completando uma década e destacou a quantidade de vagas oferecidas anualmente. Segundo ele, são ao todo 269 vagas, um quantitativo relevante em se tratando de uma instituição de ensino do interior do Estado.

Na oportunidade, professor Fabiano informou que acaba de ser aprovado o projeto do Centro de Referência em Internet das Coisas, uma iniciativa que tem a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG) e a prefeitura de Rio Verde e estará sob a coordenação do IF Goiano. Projeto que terá investimento de 15 milhões de reais em três anos.

O futuro chegou e agora?
Empreendedorismo, marketing, gestão e inovação foram temas tratados pelo palestrante Francis Barros. Em sua apresentação, o convidado ressaltou a importância de se estar preparado para os desafios do tempo presente. “É importante estar sempre em construção, em busca constante pelo conhecimento”, ressaltou, lembrando dos atuais aplicativos para mobilidade urbana e de entrega de alimentos, “coisas impensáveis há poucos anos”, disse. 

Para além dos avanços tecnológicos, Francis considera importante o desenvolvimento humano. “Notamos que a evolução moral e ética caminha a passos lentos, diferentemente da tecnologia das máquinas”.

Ainda segundo Francis, já existem estudos que asseguram a extinção de cerca de 50% das profissões atuais até o ano de 2025. Outro dado apresentado pelo palestrante é que 60% das profissões que vão dominar o mundo daqui a 10 anos ainda não existem. Francis finaliza dizendo que evolui melhor aquele que se adapta às circunstâncias e que está sempre em busca de seu propósito de vida.
 
Seção de Comunicação Social e Eventos do Campus Rio Verde

Compartilhe

Comente: Palestra sobre tecnologia e inovação foi aula inaugural no IF Goiano