Festival de cinema abre inscrições em Goiânia

'FestCine' acontece entre os dias 23 e 30 de setembro. Inscrições podem ser feitas até dia 15 de agosto no site do evento, que aceita longas e curtas


O 9º Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia (FestCine) está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. O evento acontece no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro entre os dias 23 e 30 de setembro, no setor Central, em Goiânia. Dentro da programação, estreia a 1ª Mostra de Longas Goianos Rubens Ewald Filho, uma homenagem ao crítico de cinema falecido recentemente, que foi curador e padrinho do Festival desde sua criação, em 2005.

As inscrições podem ser feitas no site oficial do festival. Lá, os interessados também têm acesso ao regulamento. Podem ser inscritos filmes goianos de todos os gêneros produzidos a partir de 2014.

A edição especial do FestCine é dedicada à produção cinematográfica goiana e inclui os gêneros de ficção, documentários e animação.

O festival mantém sua tradição e promove a Mostra de Curtas Goianos Luiz Cam, que homenageia o documentarista goiano que morreu em 2015, parceiro de reconhecidas produções cinematográficas do cineasta Lourival Belém Jr.

Ao todo, serão 10 longas convidados, com 4 de ficção, 4 documentários e 2 animações. Os curtas serão 12, sendo 4 de ficção, 4 documentários e 4 animações.

O FestCine
O Festival tem o objetivo de discutir os processos de produção dos filmes goianos. O encerramento será no dia 30 de setembro, marcado por um debate com cineastas brasileiros. A curadoria dos longas será feita pela premiada cineasta Tizuka Yamazaki, e dos curtas pela atriz Ingra Liberato.

O FestCine Goiânia é um dos maiores festivais de cinema do Brasil. Ao todo, em suas mostras competitivas e paralelas, foram exibidos 89 longas metragens brasileiros e 121 curtas goianos de ficção.

Além de documentário e animação, são 247 vídeos universitários e 125 vídeos caseiros nas mostras competitivas do festival, que também estimulou a produção de 30 curtas.

Segundo a produtora e diretora geral do festival, Débora Torres, as expectativas são as melhores possíveis. Ela contou que é uma mostra participativa e não competitiva, onde todos os filmes convidados vão receber cachê pela exibição e participação em debates.

“Temos uma receptividade muito grande dentro da classe cinematográfica goiana, principalmente pelo lançamento da Mostra de Longas Goianos, a primeira a ser realizada no Estado de Goiás. Os curtas serão exibidos antes dos longas e todos os convidados vão receber cachê. Para os longas o valor é R$ 5 mil e para os curtas, R$ 3 mil, além de troféu pela participação”, afirma a produtora.

Compartilhe

Comente: Festival de cinema abre inscrições em Goiânia