Acontece neste sábado a 11ª Edição da Queima do Alho do Sindicato Rural

A Queima do Alho é um Concurso Culinário feito a partir dos costumes de peões de boiadeiro que passavam dias na estrada com os anima is e se reuniam para fazer as próprias refeições


Sabe aquele almoço gostoso, cheio de história e de muita tradição, pois é, esse resgate cultural você só encontra na Queima do Alho. O evento mais tradicional e disputado dentro da Programação da Exposição Agropecuária de Rio Verde, que acontece neste sábado, 15 de junho, no Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Rio Verde. 

A Queima do Alho é um Concurso Culinário feito a partir dos costumes de peões de boiadeiro que passavam dias na estrada com os anima is e se reuniam para fazer as próprias refeições. O nome surgiu, pois, quando os tropeiros começavam a cozinhar os pratos típicos: feijão gordo, arroz carreteiro, paçoca de carne e a carne livre, o cheiro do alho na gordura preparado em fogões improvisados bem próximos do chão, tomava conta do lugar, dessa forma eles costumavam dizer que: "o alho já está queimando" como se fosse outro modo de dizer que a comida já estava sendo preparada.

O evento deste ano, que comemora 11 anos, conta com 15 comitivas. Para preparar as refeições para tanta gente, são disponibilizados: 30 kg de açúcar, 800 kg de arroz, 250 kg feijão, 440 kg de cebola, 30 kg de alho, 1200 kg de carne serenada, 30 kg de calabresa, 60 kg de bacon, 10 kg de café, 500 kg de almondegas, 150 kg de linguiça suína, 400 kg de toucinho serenado, 20 latas de farinha de mandioca e 12 latas de banha de porco. 
Kits são montados e entregues para as comitivas contendo: 20 kg de arroz, 7 kg de feijão, meia lata de farinha, 6 kg de cebola, 1/2 kg de alho, 1/2 kg de café, 30 kg de carne serenada, 1 kg de calabresa, 8 kg de toucinho, 6 L de banha de porco e 1 kg de açúcar. Esse montante servirá uma média de 200 pessoas.
             
Nesta edição o concurso terá uma diferencial nas avaliações. O concurso passa a ser julgado pelas próprias comitivas e não mais por um júri, o que significa que cada comitiva saboreará a refeição do outro e a da própria comitiva, sem saber é claro quem fez tal alimentação. 

Além de muita comida gostosa, comitivas, bebida, a missão de animar os quase 5.000 participantes do evento  será das duplas: Divino e Donizete, Marcos Paulo e Marcelo e Carreiro e Capataz. 
              
Os portões serão abertos às 10:00 horas da manhã e não tem horário previsto para o término das atividades. 
              
Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos na bilheteria do Sindicato Rural ou na loja da Expo Rio verde que fica no Buriti Shopping por R$ 70,00. A aquisição dos ingressos também pode ser feita nos cartões de bandeiras Visa ou Master Card.

Sindicato Rural de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Acontece neste sábado a 11ª Edição da Queima do Alho do Sindicato Rural