Vai levar vinho no avião? Saiba aqui tudo que precisa

Quando viajamos para outros lugares e até países diferentes, é quase impossível não voltar com as malas cheias de coisas diferentes. Para muitas pessoas, viajar é sinônimo de conhecer novas culturas, fazer compras, e tentar trazer lembranças para sua terra natal.


Quando viajamos para outros lugares e até  países diferentes, é quase impossível não voltar com as malas cheias de coisas diferentes. Para muitas pessoas, viajar é sinônimo de conhecer novas culturas, fazer compras, e tentar trazer lembranças para sua terra natal. 

 

No entanto, nem sempre é tão fácil transportar de um lugar para o outro, as suas aquisições com segurança, principalmente quando elas são garrafas de vinho. Para transportar vinho em avião, é necessário estar atento com  algumas regras e recomendações.



 

Dicas para transportar vinhos em avião


  • Restrições para transportar vinho na bagagem de mão

 

Em voos no Brasil e na América do Sul, é permitido levar até 5 litros de bebidas lacradas pelo fabricante, com até 70% de teor  alcoólico.  Fique atento ao peso da bagagem de mão, pois o limite máximo  é de 10 kg. Ao carregar as garrafas como bagagem de mão, é importante se atentar ao peso.

 

Se ultrapassar o permitido pela companhia aérea, pode resultar em um custo extra na passagem ao embarcar. É recomendado que as garrafas de vinho sejam devidamente protegidas e envoltas em  diversas sacolas de plástico, se por ventura, virem a quebrar.

 

Em voos internacionais, fora da América do Sul, não é permitido transportar nenhuma categoria de líquido com volume maior a 100 ml). Portanto, se o passageiro incluir qualquer vinho acima de 100 ml, esse ‘item’ será barrado. Fique atento para não ter que se desfazer das bebidas.

 

Para voos vindo de fora do Brasil, principalmente fora do continente sul-americano, o  limite para a compra de vinho, é de 24 garrafas, respeitando o máximo de 12 unidades por classificações  de bebida.

 

  • Restrições para transportar vinho na bagagem despachada 

 

Em voos nacionais, não há limite de número de garrafas, mas é preciso estar atento ao peso da mala para não passar a quantia em kg,  permitida pela companhia aérea, tendo que pagar um valor a mais pela infração, ou ter que deixar algumas garrafas para trás.

 

Para os voos internacionais, o limite individual para transportar bebida alcoólica  é 12 litros, que equivale a 16 garrafas de vinho de 750 ml. Independente de qual é o tipo do voo, nacional ou internacional, é importante prestar atenção no peso da bagagem, porque também corre risco de pagar valor adicional. 

 

Bebidas com teor alcoólico entre 24 e 70% são despachadas normalmente, com 5 litros por pessoa em viagens internacionais vindas para o Brasil. Apenas na União Europeia, é permitido levar 10 litros por pessoa. 

 

  • Projeta as garrafas durante o voo

 

Atualmente, é possível encontrar para comprar embalagens especiais para transporte de vinhos, estas são embalagens próprias para tal feito, que transportam até 12 garrafas de vinho por vez. Elas têm uma tecnologia anti-impacto que protegem o material, além de manter uma temperatura ideal. 

 

Para aqueles que não utilizam faz embalagens especiais, enrolar com  plástico bolha é uma opção bastante usada para a proteção de garrafas de vinho, mas nem sempre a mais adequada, pois ainda corre o risco de quedas bruscas ou colidirem entre si, e acabar quebrando. 

 

  • Cuidados com o transporte das garrafas de vinho durante o voo

 

É ideal que proteja as garrafas com roupas e tecidos mais grossos, como calças jeans e casacos grossos, ou se for possível, embale as garrafas com fraldas descartáveis ou papel bolha, para evitar que os rótulos trinquem ou quebrem durante o transporte. 

 

Colocar as garrafas de vinho sempre no meio da mala, entre os demais objetos e peças de roupas, nunca nas laterais da mala, corre maior risco de impactos e possivelmente ela irá quebrar.

 

Outro cuidado importantíssimo é se, ocorrer de comprar o vinho no início da viagem, tentar mantê-lo em uma temperatura ideal é essencial até o embrulho e colocar na mala, pois esse cuidado evita que cause o estrago do líquido durante o período. Por isso é indicado a compra da bebida, ao final. 

 

  • Riscos de transportar garrafas de vinho

 

Caso queira transportar várias garrafas do mesmo vinho, é possível que aconteça uma parada na alfândega, já que isso pode ser considerado como uma compra para revendas ou comércio, o que pode resultar em mais taxas e uma possível apreensão.

 

Compartilhe

Comente: Vai levar vinho no avião? Saiba aqui tudo que precisa