Por que os cães perseguem o rabo?

Mesmo que seu cachorro esteja deixando você louco, ele sempre parece fazer algo adorável que faz você esquecer todas as coisas ruins.


Mesmo que seu cachorro esteja deixando você louco, ele sempre parece fazer algo adorável que faz você esquecer todas as coisas ruins.

Perseguir o próprio rabo é uma dessas coisas, um comportamento canino muito fofo e clássico, um cachorro perseguindo seu rabo geralmente é apenas uma daquelas travessuras engraçadas que eles fazem para se divertir, seja nosso ou deles.

Embora, perseguir a cauda às vezes possa ser um indicador de algo mais se se tornar excessivo, por isso é bom estar ciente de por que seu cão pode estar exibindo esse hábito.

Explorando

À medida que seu filhote começa a explorar os arredores, ele pode começar a pensar: 'o que é essa coisa estranha que me segue o dia todo?'

A maioria dos filhotes gosta de descobrir os detalhes de seu próprio corpo, então perseguir a cauda pode ser apenas para que eles possam tentar vislumbrar o que está acontecendo lá atrás.

Você provavelmente já aprendeu isso da maneira mais difícil antes, mas absolutamente qualquer coisa pode ser um brinquedo de mastigar para um filhote canino, seja a mobília, suas mãos e até o próprio rabo.

Girar e girar em círculos intermináveis ​​tentando pegar o rabo provavelmente é apenas uma brincadeira inofensiva que é muito engraçada para nós assistirmos. Funciona nos dois sentidos, seu cão se diverte e você também.

Acabando com o tédio

Seu cão pode ficar entediado se estiver sozinho e tentando queimar um pouco de energia extra. Perseguir o próprio rabo lhes proporciona alguma forma de entretenimento.

Se você está na companhia do seu cão, mas não dá a ele sua atenção completa e eterna, ele pode tentar encontrar uma maneira de chamar essa atenção (os cães geralmente pensam que você não tem mais nada a fazer além de brincar com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana)

Nossos cães são espertos, sabem como nos fazer notar, perseguir o rabo é uma das coisas mais adoráveis ​​que os cães podem fazer e quando você responde com uma risada ou um 'aww', eles estão recebendo exatamente o que queriam, é um tipo de reforço da pata.

A perseguição da cauda é um convite para você interagir com eles, reagindo ao comportamento, mesmo que por qualquer motivo você esteja dizendo para eles pararem, você ainda está dando a eles a atenção que eles desejam.

Preocupações médicas

Talvez seu cão seja um pouco desajeitado e tenha ficado com o rabo preso na porta ou sofrido um ferimento no rabo.

Eles podem pensar que, se conseguirem pegá-lo, podem aliviar a dor por um momento.

Outra coisa que pode estar deixando seu cão desconfortável são os parasita, como pulgas e carrapatos.

Esses parasitas irritantes podem estar residindo na cauda do seu cão, o que causará coceira e irritação.

Seu cão pode até tentar morder o rabo para aliviar a coceira, o que só causará mais mal do que bem.

Se você tem um cão mais velho, não tão brincalhão, que não costuma perseguir a cauda, ​​é provável que perceba esse comportamento estranho rapidamente.

Certifique-se de entrar em contato com seu veterinário imediatamente se suspeitar disso, pois os parasitas podem ser extremamente irritantes e desagradáveis ​​para o seu cão.

Menos provável, mas a perseguição da cauda pode ser indicativa de um problema de saúde subjacente.

O hábito está ligado a preocupações médicas, como infecções, problemas de pele e até convulsões psicomotoras.

As convulsões psicomotoras não são como uma convulsão típica, elas fazem com que seu cão exiba um comportamento estranho, como morder objetos inexistentes e perseguir o rabo freneticamente.

Se você suspeitar de qualquer uma dessas preocupações médicas, deve procurar o conselho do seu veterinário imediatamente.

Está na natureza deles

Para algumas raças, perseguir a cauda é apenas algo que eles querem fazer instintivamente.

Está simplesmente na genética deles fazer isso. Especificamente os pastores alemães e os bull terriers são conhecidos por serem notórios caçadores de cauda.

Não há uma explicação precisa de por que essas raças são conhecidas por exibir esse comportamento, apenas foi mutuamente acordado por muitos que está em sua predisposição genética.

Psicológico

Se a perseguição do rabo do seu cão se tornou obsessiva e ininterrupta, isso pode ser descrito como uma forma de transtorno compulsivo canino.

Este é o desejo repetitivo de fazer algo a ponto de ter um impacto negativo na vida cotidiana.

Às vezes, essas compulsões podem se desenvolver sem motivo algum, mas também podem ser induzidas pela ansiedade.

Por exemplo, seu cão pode começar a perseguir o rabo para aliviar a dor depois de sofrer uma lesão, que é quando ele pode começar a ver isso como uma ação calmante.

Consequentemente, pode se tornar uma resposta natural para a qual eles recorrem quando se sentem desconfortáveis ​​e, eventualmente, se transformam em uma compulsão.

É comparável à quando nós humanos roemos as unhas quando nos sentimos estressados ​​e ansiosos.

Morder constantemente o próprio rabo pode ser prejudicial e autodestrutivo, portanto, procurar orientação do seu veterinário é uma boa ideia quando você considera que a perseguição do rabo é anormal.

Veja os melhores acessórios para pets.

 

 

Parando este comportamento canino

Se você quiser desencorajar esse comportamento, é preciso vigilância e paciência constantes.

Em vez de reagir ao comportamento quando ele está acontecendo, é melhor tentar prever quando seu cão está prestes a perseguir o rabo.

Antes de começar a perseguir o rabo, introduza uma distração alternativa, como jogar uma bola, redirecionar com um comando verbal ou mastigar.

Se você acha que esse comportamento está fora de controle e afetando negativamente seu cão, consulte seu veterinário para que ele recomende um regime de modificação comportamental.

Além disso, se você perceber que seu cão está apenas procurando atenção, ignore o comportamento completamente e ele logo perceberá que perseguir o rabo é um esforço inútil.

No entanto, seu cão pode estar entediado e precisar de mais estímulo ao longo do dia.

Se você acha que é o caso, tente introduzir exercícios físicos extras ou atividades de enriquecimento mental.

Isso pode incluir dar a eles um brinquedo de quebra-cabeça, ensinar um truque ou esconder algo para eles farejarem.

Saiba mais curiosidades sobre cães, clique aqui.

Compartilhe

Comente: Por que os cães perseguem o rabo?