Pavê & Comê: Bolo de Prestígio gelado

Toda semana Alinne Lima traz uma receita diferente nesta delícia de coluna


Além do tão conhecido pão-de-ló, tradicional no mundo inteiro, existia uma infinidade de tipos de bolos com nomes diferentes e de características parecidas.

Os doces e biscoitos sempre pertenceram ao cotidiano, o bolo, contrariando, sempre nos tirou da rotina, pois falar de bolo nos remete a recepções, festas, visitas, confraternização, sociabilidade, cerimônias, beleza, perfeição.

No início, todos os doces produzidos em assadeiras eram considerados bolos, e estes tinham que ser redondos, pois, como seu próprio nome diz, bolo vem de bola, desde os tempos do império romano. Com o passar dos anos, foi se moldando conforme as necessidades da decoração.

Existem muitas discordâncias quanto à origem etimológica do bolo, no entanto é provável que o bolo tenha surgido a partir das tortas, sendo que, do ponto de vista técnico, ele sempre teve uma consistência macia, revestido de uma pequena crosta de massa.

Com o advento dos banquetes luxuosos e exuberantes da época renascentista, os bolos passaram a ser a atração principal, principalmente no que se refere à decoração. Depois, os bolos passaram a ser glaciados com açúcar, polvilhados com frutas cristalizadas, amêndoas trituradas e enfeitados com raminhos de alecrim.

O ano de 1800 foi de certa forma considerado o auge dos bolos. Pudemos encontrar 101 tipos, entre eles o "Bolo Espuma", que foi o primeiro bolo no qual foi empregado o uso do creme, mas teve muita dificuldade em ser aceito por causa de sua diferente textura, não habitual para a época.

Durante o reinado da rainha Vitória na Inglaterra, os bolos eram enormes, chegando a pesar mais de 100 quilos e ter uma altura maior que dois metros.

Os bolos, então, passaram a ser divididos em diversas camadas e recheados por uma infinidade de cremes (creme de vinho, perfumado com limão ou laranja, é um dos exemplos), mas o recheio à base de manteiga veio surgir apenas no início do século XX. Perto de 1890, surge difundindo-se rapidamente, o delicado "Creme Parisiense" ou "Ganache" que até hoje em dia é considerado insuperável. Depois dele surge o "Creme Italiano", confeccionado por meio da estabilização da clara de ovos em neve com o açúcar cozido. Desde então, vários tipos de bolos foram surgindo, e alguns estilos foram se destacando, como o "croquembuche", de carolinas; os feitos com o francês "foundant", o "Glacê Real", entre outros.

Subdividir os vários tipos de massas e doces, com base nas suas origens geográficas, seria um trabalho muito complicado e, de certa forma, em vão. O importante é que os bolos, a cada dia mais originais, vão surgindo, educando e transformando os paladares.
Fonte: História da Culinária

Bolo Prestígio Gelado

INGREDIENTES
07 ovos
07 colheres de sopa de açúcar
07 colheres de sopa de chocolate em pó
04 colheres de sopa de margarina
02 colheres de sopa de óleo
01 colher de sopa de fermento em pó
01 pitada de sal
01 pacote de coco ralado

MODO DE PREPARO
Leve todos os ingredientes para bater no liquidificador aproximadamente. Bata por aproximadamente 05 minutos e leve a uma forma untada, leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 a 50 minutos.

RECHEIO
01 lata de leite condensado
01 colher de margarina
100 gramas de coco ralado
01 vidro de leite de coco

Leve ao fogo até ferve aproximadamente 05 minutos quando o bolo assar deixar esfriar e corte ao meio com um cortador de bolo, molhe a massa com o leite de coco e recheie com “doce de coco”.

COBERTURA
01 lata de leite condensado
02 colheres de chocolate em pó
01 colher de margarina sem sal
03 colheres de creme de leite

Leve ao fogo até soltar do fundo da panela e acrescente o creme de leite e misture bem espalhe a cobertura por cima do bolo e leve a geladeira e decore com chocolate granulado.

Fotos

Imagem de Pavê & Comê: Bolo de Prestígio gelado

Compartilhe

Comente: Pavê & Comê: Bolo de Prestígio gelado