O que o inseticida doméstico faz com insetos?

Os inseticidas domésticos são produtos encontrados na maior parte das casas brasileiras.


Os inseticidas domésticos são produtos encontrados na maior parte das casas brasileiras. Apesar de não serem 100% eficazes em todos os casos de controle de pragas, são bastante úteis em situação de emergência. 

Mas você já se perguntou o que o inseticida doméstico faz com os insetos? E se eles são tão nocivos contra pragas urbanas, o que pode acontecer caso um humano entre em contato com esse tipo de produto? 

Na nossa publicação de hoje você descobre tudo isso e muito mais.

Qual a composição dos inseticidas?

Antigamente, a maioria dos inseticidas utilizava como composto principal o DDT. Este produto é bastante tóxico e foi banido quando se comprovou que poderia fazer mal aos seres humanos. 

Hoje, são utilizados como inseticidas domésticos e profissionais produtos eficazes com baixo risco ao ser humano. Mas que ainda assim, se utilizados de forma incorreta, podem ser tóxicos. 

Os mais comuns no mercado são os compostos por organofosfatos, os piretróides e os carbamatos. Os piretróides têm composição mais natural e são muito encontrados em pesticidas voltados para mosquitos e moscas. 

Inseticida realmente funciona contra insetos?

O inseticida doméstico funciona contra insetos sim, mas de maneira única. O efeito atinge o inseto em si, atordoando, deixando-o fraco e até matando, mas não continua a fazer efeito em uma infestação, por exemplo. 

Ou seja, você pode acabar com a entrada de um inseto específico, mas não vai resolver uma infestação. Se você notar um aumento de insetos em casa, talvez seja a hora de contratar uma dedetização profissional. 

O que o inseticida faz com os insetos? 

A maioria dos inseticidas domésticos atacam os neurotransmissores dos insetos. O que isso quer dizer na prática? Os insetos têm um sistema muito menos complexo do que os mamíferos. Eles não possuem sistema cardiovascular e nem mesmo pulmões. Ou seja, não adianta mirar em asfixia para tentar matá-los. Ao mirar no sistema nervoso, o efeito é muito eficaz.

São, no total, quatro estágios de sintomas: excitação, convulsões, paralisia e, por fim, a morte. Os insetos têm uma sensibilidade aflorada neste sistema. Quando ele é atingido, não existe escapatória para ele. É por isso que a maioria dos inseticidas usa químicos que atingem em específico essa parte do inseto.

Inseticida faz mal para seres humanos?

Apesar dos inseticidas mirarem no sistema nervoso dos insetos, não quer dizer que não atinjam os seres humanos. Pelo contrário, apesar de termos um sistema muito mais complexo, os inseticidas nos fazem mal e podem causar intoxicações graves. Principalmente se ingeridos ou aspirados por crianças ou idosos. 

Em crianças, os danos neurológicos podem ser graves e acompanhar durante toda a vida. É por isso que todo cuidado é pouco ao lidar com esse tipo de produto. Além da própria aplicação, os resíduos dos químicos de inseticidas domésticos também é extremamente tóxico.

Quais os sintomas de intoxicação de inseticida?

Os sintomas de intoxicação por inseticida doméstico podem incluir: 

 

  • Falta de ar;
  • Dores de cabeça fortes;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Tontura;
  • Fraqueza;
  • Convulsões;
  • Dificuldade em falar;
  • Dormência;
  • Confusão mental;

 

Ao apresentar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um pronto socorro. De preferência, leve o produto inseticida causador da intoxicação para que seja reconhecido o agente causador do mal estar. Isso facilita na identificação de um tratamento para a situação.

Qual a diferença dos inseticidas profissionais e os de uso doméstico?

Por serem produtos de uso doméstico, os inseticidas são eficazes, mas não tanto quando os pesticidas utilizados no controle de pragas profissional. Basicamente, os produtos utilizados profissionais têm uma duração muito maior e mais forte. Isso por que muito além de atingir apenas um indivíduo da infestação, os inseticidas de uso profissional pretendem exterminar toda a infestação. Para isso, a duração do seu efeito precisar ser muito maior, para que atinja todas as pragas que passarem pela casa e se instalarem lá. 

Para um controle de pragas efetivo, chame um profissional

Mas cuidado, não pense que durante o controle de pragas, esses produtos pesticidas são utilizados de forma indiscriminada. Além dos profissionais contarem com produtos especiais, eles também contam com equipamento de proteção e com equipamento para aplicação dos pesticidas. 

 

O controle de pragas acontece sim com a dedetização do ambiente, mas vai muito além disso. Os profissionais orientam para a prevenção de infestações. Identificam hábitos nocivos para o ambiente e que atraem as pragas até o local. Com isso, a eficácia é muito maior do que o de inseticidas domésticos.

Como escolher o melhor controle de pragas?

Para escolher o melhor controle de pragas, você deve levar em conta alguns pontos:

  • Primeiro, o tempo de atuação da empresa na área. Quanto mais experiência em controle de pragas, melhor.
  • Segundo, o tipo de praga que a empresa em si realiza a dedetização. Se você não sabe ao certo qual praga infesta a sua casa, um controle de pragas mais abrangente talvez seja melhor;
  • E, por fim, observar se existem reclamações no Reclame Aqui ou no Google Meu Negócio. 

Compartilhe

Comente: O que o inseticida doméstico faz com insetos?