O bicho: escabiose ou sarna

A veterinária Mariana Paz Rodrigues dá dicas de como cuidar do seu animal de estimação


A escabiose (ou sarna) é uma doença cosmopolita causada por um ácaro e está bastante relacionada a hábitos de higiene. É considerada uma zoonose, ou seja, uma doença transmissível do animal ao homem. Por isso, é importante que tomemos alguns cuidados a fim de evitar a possível contração da doença pelas pessoas que convivem diretamente com os animais de estimação, principalmente crianças.

A sarna gera um grande incômodo, causado pela intensa coceira, decorrente da escavação da pele pelos ácaros durante seu ciclo de vida no hospedeiro. Os ácaros preferem colonizar áreas com pouco pêlo. Então, nos animais os locais mais comumente atingidos são orelhas, cotovelos e abdome e em humanos nas pregas interdigitais, punho, axilas, cintura, ao redor do umbigo e nas nádegas. Lembrando que com a progressão da doença, que ocorre principalmente em indivíduos imunocompromentidos, pode haver a colonização de áreas maiores. Muitas vezes, a escabiose é mal diagnosticada como alergia e o tratamento inadequado leva a um curso longo da doença, e conseqüente agravamento do quadro. Nesses casos, pode-se perceber nos animais um espessamento da pele, que se apresenta vincada (como se fossem rugas) e crostas densas e aderentes. Nos humanos, as lesões são lineares e ligeiramente avermelhadas. Tantoem humanos quanto em animais a coceira sempre piora durante a noite.

Diante desses sintomas, deve-se suspeitar de escabiose, realizar exames de diagnóstico para confirmar a presença do ácaro e a partir daí instituir medidas terapêuticas e medidas de prevenção da transmissão da doença para as pessoas da família ou para os outros animais da casa. O tratamento é feito com banhos com xampu anti-seborréico, para remover as crostas e deixar a pele limpa para a aplicação de parasiticidas tópicos, ou pela administração de parasiticidas sistêmicos, por via injetável ou oral. Animais com pelagem densa devem ser tosados e é indispensável limpeza e aplicação de pesticida ambiental. Para aliviar a coceira podem ser administrados corticóides e/ou anti-histamínicos.

Como prevenção, há algumas medidas importantes a serem tomadas:

- Cuidado com a introdução de animais no ambiente! Faça um período de quarentena com animais recém-adquiridos para observação e, se necessário, tratamento acaricida, antes de permitir contato físico direto, principalmente se houver crianças em casa

- Atenção com animais que retornam de feiras e exposições ou que têm acesso à rua

- Separe os animais infestados

- Em caso de infestação, trate todos os animais da casa.

Se a infestação for confirmada no ambiente, as roupas de cama e vestimentas devem ser lavadas com água quente e sabão, passadas com ferro bem quente e colocadas em saco plástico fechado por 1 semana. Adotando essas medidas simples, observando sempre seu animalzinho e evitando que ele saia de casa, você, sua família e seu bichinho estarão livres desta doença que, apesar de não ser potencialmente grave ou fatal, incomoda bastante. E permanecendo atento aos sinais clínicos, caso ocorra uma infestação, você já sabe agora que o tratamento é possível e fácil e poderá levar seu bichinho ao veterinário o quanto antes para evitar quaisquer complicações!

Compartilhe

Comente: O bicho: escabiose ou sarna