Como descobrir e identificar vazamento de água no imóvel

Alguns dos sinais mais visíveis de que esteja ocorrendo um vazamento de água, principalmente, em tubulações embutidas nas paredes, é o surgimento de manchas e rachaduras, que também podem vir acompanhadas de mofo e bolor.


Sinais do surgimento de vazamento de água

Manchas e rachaduras

Alguns dos sinais mais visíveis de que esteja ocorrendo um vazamento de água, principalmente, em tubulações embutidas nas paredes, é o surgimento de manchas e rachaduras, que também podem vir acompanhadas de mofo e bolor.

É também comum que vazamentos provoquem rachaduras e, azulejos e pisos, sendo provocadas por problemas nas tubulações que se encontram atrás das estruturas maciças de um imóvel, especialmente, paredes.

Mau cheiro

Um indício bem claro de que esteja ocorrendo algum vazamento, principalmente interno, são odores ruins próximos aos pontos de saída e entrada de água, como ralos, por exemplo. São odores, em geral, com “cheiro de esgoto”.

Por essa razão, quando se sente um cheiro mais ou menos parecido com isso, é necessário ver rápido do que se trata, pois tanto pode ser algo simples de resolver, como um entupimento de cano, quanto de vazamentos em esgotos.

Salientando também que o mau cheiro ocasionado por algum tipo de vazamento também pode vim do mofo ou do bolor das paredes.

Conta de água muito alta

Um sinal que pode denunciar a ocorrência de vazamento no imóvel é uma conta de água vir muito cara sem nenhuma explicação, como elevação do consumo ou a aquisição de máquinas que fazem uso de água, como as de lavar roupas.

A partir do momento em que essa fatura vem mais alta é necessário investigar para saber se há algum vazamento nas tubulações do local. E o mais rápido possível, já que um simples problema hidráulico pode desperdiçar vários litros de água por dia.

Outros sinais de possíveis vazamentos

Outro indício de vazamentos de água em um imóvel pode ser o surgimento de poças de água próximas a locais como pias, vasos sanitários e máquina de lavar louça.

Problemas do tipo também detectados pela mudança na tonalidade de paredes, tetos e pisos, e também com o desprendimento da pintura e dos azulejos. Fora que umidade em excesso em pontos específicos, mesmo sem chuva, também é um sinal da possibilidade de um vazamento.

Principais causas de vazamento de água

Tubulações instaladas de maneira incorreta

Tubulações instaladas de forma errada causam mais vazamentos do que se imagina. Isso porque, para esse tipo de processo, é necessário que as peças se encaixem bem, sendo da mesma marca, de preferência, e que o material seja de qualidade.

Caso alguns desses fatores não sejam lavados em consideração, a pressão contínua da água pode acarretar o surgimento de vazamentos com o passar do tempo.

Desgastes naturais

Desgastes naturais são muito comuns em peças hidráulicas, já que elas sofrem ações de diversos tipos, desde a pressão da água, até fatores externos, como pancadas, sol e chuva, e também o próprio desgaste do material da água que abastece as residências, como cloro.

Por isso, o mais recomendável é comprar canos e aparelhos hidráulicos que tenha qualidade e durabilidade, e que possam ser de um material resistente. Dessa forma, eles podem durar 5 anos ou mais.

Má colocação de janelas e portas

Uma colocação incorreta de janelas e portas também podem provocar vazamentos e infiltrações numa casa, especialmente em épocas de chuvas.

Além disso, a cobertura da casa também precisa ser a mais adequada possível. Caso tenham telhas quebradas, isso pode causar infiltrações até mesmo em lajes. O reparo, nesse caso, acaba custando bem caro depois.

 

Identificando um vazamento de água

Teste através do hidrômetro

Para identificar a existência de vazamentos pelo hidrômetro, basta fechar as torneiras e registros, além de desligar aparelhos que usam água, como máquina de lavar roupas. Também não se pode usar a descarga durante o teste.

Anota-se a numeração do hidrômetro, ou tira-se uma foto dele, e depois de 1 hora, se a numeração tiver mudado, ou o ponteiro tiver se mexido, é porque há algum vazamento nas tubulações do local.

Teste através dos canos alimentados pela rede

Para esse teste, fecha-se completamente o registro da parede. Em seguida, escolha uma torneira, preferencialmente a mais próxima da rua, como a do tanque, por exemplo.

Depois, abre-se a torneira, até que a água escoe pó inteiro. Por fim, é só colocar um copo com água na boa dela, e se ela sugar a água do copo deve haver vazamentos nesse tipo de encanamento.

Teste através da caixa d’água

Esse teste consiste em fechar todas as torneiras da casa, e também desligar todo e qualquer aparelho que faça uso de água.

Feche a torneira da boia da caixa para impedir que entre água no reservatório durante o teste. Marque o nível em que a água se encontra, e se depois de 1 hora, ele tiver diminuído, deve haver vazamentos nas tubulações alimentadas por esse reservatório.

Teste através do vaso sanitário

Este aqui é um dos testes mais simples, e consiste apenas em jogar um pouco de borra de café, ou mesmo de cinzas n interior do vaso e esperar um pouco.

Se depois de um tempo, esse conteúdo não ficar depositado no fundo do vaso, e ficar se mexendo, é porque deve ter algum problema hidráulico ali, possivelmente na válvula da descarga, sendo necessária a troca da peça.

Testes através da pia, da torneira e do chuveiro

Para saber se há vazamentos nessas saídas de água, é preciso observar se há pingueiras constantes nesses locais. Contudo, alguns vazamentos em pias, torneiras e chuveiros são imperceptíveis.

Por isso, uma dica é colocar um pedaço de papel, lenço ou jornal embaixo de torneiras, ou então um pote de plástico seco embaixo delas e de chuveiros também.

Se depois de algumas horas esses papeis estiverem molhados ou o recipiente estiver com água, deve haver algum problema nos principais componentes dessas peças.

Porém, você também pode solicitar serviços de caça vazamento de água para técnicos especializados para que solucione estes vazamentos enquanto preservam a estrutura do local.

Teste por meio de batidas

Pra fazer esse teste aqui, é necessário saber por onde passa as tubulações nas paredes. Ter a planta do imóvel ajuda, mas, é possível descobrir isso seguindo as saídas de água (torneiras, por exemplo) em linha reta, que os encanamentos estarão ali.

Depois, é só dar batidas de leve nas paredes, e ouvir se alguma parte produz algum som, como o de oco, por exemplo. Som de “fofo” também indica vazamentos nesses locais.

 

Procedimentos após localizar vazamento de água

Identificar o foco do vazamento

Quando se tem a suspeita de um vazamento no imóvel, é necessário tentar encontrar o fico dele para tentar consertá-lo. Caso esteja muito difícil, contratar técnicos de caça vazamentos é uma boa saída para realizar os reparos com mais rapidez.

Responsabilidade do conserto pelo dono do imóvel

Se a origem do vazamento estiver dentro do próprio imóvel, ou seja, do cavalete para dentro, então, a responsabilidade, tanto da localização do problema, quanto do seu conserto é inteiramente do proprietário do local.

Responsabilidade do conserto pelo vizinho

Caso o vazamento em questão tenha origem no imóvel do vizinho, seja casa ou apartamento, a responsabilidade pelo conserto e eventuais gastos a mais por conta do problema é dele, e não do imóvel atingido.

Por isso que é recomendável contratar uma empresa de caça vazamento, pois, os técnicos irão detectar exatamente o foco do problema, e dizer de quem é a responsabilidade pelo conserto da avaria.

Responsabilidade do conserto pelo inquilino

Se o imóvel atingido por um vazamento for alugado, a responsabilidade pelo conserto é do dono do local, com exceção de a avaria hidráulica tiver sido causada pelo inquilino.

Porém, se o problema se deu por causas naturais, como desgaste de peça, é o dono do imóvel que precisa fazer os reparos necessários.

Responsabilidade do conserto pela concessionária

A concessionária que fornece água para região será responsável pelo conserto de um vazamento caso ele ocorra dos cavaletes dos imóveis para a rua. Ela também é responsável pela troca do hidrômetro em caso de defeito não causado por terceiros.

Compartilhe

Comente: Como descobrir e identificar vazamento de água no imóvel