8 Técnicas de primeiros socorros que todos devem aprende

O conhecimento na área de primeiros socorros é muito importante hoje em dia, não somente por causa de ocorrências que podem ter fora de casa, mas até dentro dela com pessoas da própria família.


O conhecimento na área de primeiros socorros é muito importante hoje em dia, não somente por causa de ocorrências que podem ter fora de casa, mas até dentro dela com pessoas da própria família.

Sendo assim, a necessidade de conhecer o básico pode ser algo que pode evitar uma situação de maior gravidade. Então se você for um bom socorrista, com certeza ajudará a salvar a vida de alguma vítima ao seu redor.

Você poderá obter conhecimento com cursos online, onde você poderá fazer na área de primeiros socorros.

8 Técnicas de primeiros socorros que todos devem aprender

As técnicas de primeiros socorros são muito bem vindas para aqueles que desejam estar preparados para situações de emergências, onde é importante que a ação seja rápida e salve a vida de uma pessoa ou evite possíveis complicações.

Segundo alguns levantamentos médicos, um braisleiro tem mal súbito a cada dois minutos, e as mortes nesse caso poderiam ser evitadas chegando até 40% de vítimas salvas.

Diante desta e de outras estatísticas o conhecimento de primeiros socorros é muito válido independente de você seguir a área de socorrista ou não.

Lembre-se que alguma pessoa mais próxima de você, como um familiar, pode ser salvo com a sua atitude.

Hemorragia nasal

Esse é um dos casos que acontecem não raramente, e com um bom procedimento muita coisa indesejada pode ser evitada.

A hemorragia nasal, que no  caso ocorre pelo nariz, acontece devido ao rompimento de algum vaso sanguíneo. Então você deve tomar alguns procedimentos como sentar a pessoa em algum lugar com a cabeça um pouco para frente apenas.

Logo em seguida manda a pessoa respirar pela boca e pressiona o nariz dela por cerca de 10 minutos. Esse procedimento evitará como que seja engolido o sangue.

Se o sangramento continuar ou ser muito grande então é bom ir ao médico, você pode usar uma compressa de gelo no local.

Queimaduras

As queimaduras são comuns com quem trabalha em áreas que estão normalmente perto do fogo ou de algum objeto muito quente.

O procedimento inicial é tirar a pessoa do causador desse problema, logo depois é importante lavar em água corrente, mas não use gelo ou  água gelada e nem coloque um pano de algodão para não ficar grudado na ferida.

Use uma gaze e mantenha o lugar ferido mais alto que o restante do corpo. Se for de muita gravidade é importante que seja levada ao médico.

Picadas de insetos

Quem não já sofreu com picadas de insetos? Todo mudo. Então veja qual tipo de inseto picou o local, se houver algum ferrão, tente removê-lo, logo depois passe gelo na região.

Porém deve haver mais agilidade se a pessoa foi picada por algum inseto que causa alergia nela, porque pode haver uma reação trágica no organismo e por isso deve ser dirigida ao hospital.

Além disso, se for o caso de ter recebido inúmeras picadas de abelhas por exemplo, é importante que seja levado com urgência no médico devido ao envenenamento

Cortes e arranhões

O procedimento aqui é simples mas deve ser levado em consideração, para que possa evitar alguma contaminação por um invasor oportunista. Então o que você deve fazer é lavar o local em água corrente e sabão  e logo depois envolver o mesmo com pano ou gaze.

É necessário observar duas coisas, uma delas é a profundidade do ferimento, o outro é o tipo de objeto que causou o problema, como no caso de ferro enferrujado ou contaminado com algo prejudicial. Se for assim, leve ao médico rapidamente.

Mordida de cachorros e gatos

Nessa situação você não sabe se o animal é vacinado, se você saber já é um problema a menos. Mas independente disso é necessário que o local seja lavado com água corrente e sabão e depois envolver a área com uma gaze.

Depois desse procedimento é importante que seja levado a vítima para o hospital para ver se de repente ele não contraiu raiva devido a mordida do animal. 

Nesse caso, se o animal não é vacinado é importante que ele fique em observação e que tome a vacina contra raiva para evitar que contraia a doença.

Fraturas

O procedimento que o socorrista deve ter aqui é muito importante para que não haja nenhum agravamento da situação. Diante disso, ninguém deve tentar colocar o osso exposto no lugar para não piorar o quadro.

O que deve ser feito é uma imobilização do local com alguma coisa que mantenha ele estável. Sendo assim, pode ser usada uma tipóia ou tala ou no caso até papelão se não tiver outro jeito.

Depois desse procedimento é importante que seja levada para o hospital rapidamente. 

Se houver algum sangramento tente estancar dentro do possível, e se for na cabeça nunca tente removê-la do local e sim imobilizá-la.

Choque elétrico

Quando você for socorrer a vítima nessa situação a primeira coisa a fazer é desligar a fonte de energia para que não tome nenhum choque ao tocar a pessoa.

Logo depois o procedimento será para ajudar ela a respirar, afrouxando as roupas da vítima, isso também ajudará na circulação do sangue.

Observe se a pessoa está respirando, se não estiver, você deve começar logo uma massagem cardíaca e fazer respiração boca a boca para que aumente a chance de vida dela.

Além disso, é necessário chamar a ambulância para que ela seja atendida de uma melhor forma. Mas todo esse procedimento pode aumentar a chance dela sobreviver

Afogamento

É necessário que logo ao ao resgatar a pessoa deve ver se ela está respirando, se for o caso, coloque ela de lado para que ao vomitar não se engasgue.

Se ela não estiver respirando você deve inclinar a cabeça dela levemente para trás com a mão no queixo e o indicador e polegar tapando o nariz. Logo em seguida faça a respiração boca a boca, soprando levemente várias vezes até notar que ela está respirando.

Últimas Considerações

O curso de primeiros socorros é importante, porque em caso como estes citados aqui e tantos outros, uma vida pode ser salva. Quem se importa com os primeiros atendimentos a uma vítima ajudará ela ter mais chance de sair bem da situação.

As técnicas de primeiros socorros estão ajudando muita gente, fora e dentro de suas casas, evitando agravamentos e mortes por descuido ou simplesmente não saber um simples procedimento. Então invista no curso e esteja preparado para ajudar o próximo.

Você gostou deste conteúdo? Se tiver alguma dúvida é só perguntar.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe

Comente: 8 Técnicas de primeiros socorros que todos devem aprende