Verão exige cuidados com a dengue

2010 bateu recordes de casos na cidade


O verão trouxe um grande volume de chuvas para Rio Verde e região este ano, e com as chuvas chega também um inimigo da saúde pública: o mosquito da dengue.

Pneus, caixas d’água, vasos, garrafas e qualquer coisa que possa acumular água parada é um potencial criadouro para o mosquito da dengue, o Aedes Aegypt. Vale lembrar que 2010 foi ano que mais registrou casos de dengue em nossa cidade, com 3.202 ocorrências. Rio Verde ainda tem um agravante: com mais de 20.000 lotes baldios, é impossível para o poder público controlar quem joga lixo em todos os lotes desocupados. Por isso, cada um dos lotes baldios de Rio Verde tem potencial para se transformar em uma maternidade de mosquitinhos da dengue.

É melhor redobrar as atenções nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, que é quando o mosquito costuma picar. Entretanto, para evitar o sol forte, ele pode atacar dentro de casa ou sob a sombra, mesmo nas horas mais quentes.

Estou com dengue?
Os sintomas da dengue clássica incluem febre alta com início repentino, dor de cabeça muito forte, dor atrás dos olhos, falta de paladar e apetite, manchas e erupções na pele que se assemelham ao sarampo, náuseas, vômitos, tonturas, cansaço exagerado, dor pelo corpo, ossos e articulações.

Um outro tipo da doença, mais grave, é a hemorrágica. Os sintomas são basicamente os mesmos, mas de repente a febre acaba e começam a surgir sinais que exigem atenção: dores abdominais muito fortes e incessantes, vômitos contínuos, pele fria, úmida e pálida sangramentos por nariz, boca e gengivas, além de outros sintomas. A dengue hemorrágica pode matar a pessoa em até 24 horas.

Por isso, deve-se redobrar a atenção com o mosquito da dengue neste período chuvoso.

Fotos

Imagem de Verão exige cuidados com a dengue

Compartilhe

Comente: Verão exige cuidados com a dengue