Vale a pena comprar ações para receber dividendos?

Saiba o que são e por que você de comprar ações que pagam dividendos


Atualmente, o mercado financeiro brasileiro oferece muitas formas vantajosas de ganhos de altos lucros para o ramo de investidores, isso de uma maneira geral, tanto para quem possui um alto valor para investir, como para quem deseja começar investindo valores menores.

 

Para entender mais a fundo e buscar as melhores formas de se obter lucros reais nesse ramo, é importante ficar muito antenado em publicações da área e buscar entender todas as propostas disponíveis neste vasto mercado, como também conhecer a história e consolidação das empresas das quais se deseja investir.

 

O investimento em ações é uma possibilidade para ganhar um bom dinheiro a um longo prazo, ainda mais investindo em ações que pagam bons dividendos aos investidores, estratégia ainda pouco explorada no mercado financeiro atual.

 

Quem opta por investir seu dinheiro em ações, ao invés de mantê-lo na poupança, que por sinal anda rendendo valores bem baixos de juros, mesmo a longo prazo, irá ver um alto e significativo crescimento do seu patrimônio investido. 

 

Esse investimento em ações e a obtenção do lucro pode ocorrer de duas formas distintas, que são: a valorização, com o passar do tempo, dessas ações adquiridas pelo investidor e, paralelamente a essa valorização do tempo, por meio da distribuição de lucros de empresas de capital aberto.

O que é a distribuição de lucros?

A distribuição de lucro é a remuneração destinada a sócios, acionistas e investidores da empresa, decorrente da sua participação financeira (capital investido) na criação e manutenção da empresa.

 

Aqui no Brasil, toda empresa ativa que possua ações na bolsa de valores é obrigada, por lei, a dividir seus lucros com os seus acionistas. Pela forma de distribuição de lucros, a empresa pode optar por fazer essa distribuição através dos dividendos ou juros sobre o capital próprio.

 

Resumidamente, quem adquire uma ação, passa a adquirir uma parte da empresa, que será maior ou menor dependendo do valor e percentual da ação, e estará apto a receber os lucros provenientes dela.

O que são dividendos?

Os, acima mencionados, dividendos, são pagamentos de partes do lucro apurado de uma sociedade anônima, distribuídos na forma de ganhos para os acionistas.

 

Esses ganhos, podem ser pagos em dinheiro, ações ou direitos de propriedades. De frequência anual, semestral, trimestral ou mensal. Mas a maioria dos pagamentos acaba ocorrendo na forma de dinheiro.

 

Essas formas de pagamentos e frequência dos mesmos dependem exclusivamente das diretrizes de cada empresa, e serão pagos proporcionalmente pela quantidade de ações que o investidor em questão possuir, recebendo mais ganhos quem possuir maior participação na empresa.

 

Esse lucro fica disponibilizado para que o investidor faça o uso que desejar dele, seja adquirindo mais ações e buscando aumentar o seu patrimônio, ou seja o utilizando para algum projeto que necessite de um dinheiro extra.

 

Para se optar em comprar ações para obter uma renda mensal alta de dividendos, é importante que o investidor estude com muita cautela as empresas que desejam investir, procurando as que mais pagam dividendos, de forma frequente e mantida, para os seus investidores.

 

Sempre buscando avaliar, individualmente e detalhadamente, essas empresas disponibilizadas na bolsa que possuam o maior índice de pagamento de dividendos.

Considerações finais acerca dos dividendos

Se você está procurando uma forma de ganhar dinheiro e pensando em uma comodidade de vida lá na frente, certamente é um caminho que você deve analisar e considerar se associar.

 

Como estamos todos imersos em uma era de tecnologia e informações muito rápidas, de qualidade e de prontidão, podemos entender que é o momento ideal, e ainda pouco explorado, de se entender a vastidão de oportunidades do mercado financeiro brasileiro e mundial.

 

Contando com uma dose de cautela, estudo de entendimento por meio da internet e por orientações de especialistas e disposição para arriscar lucrar além da poupança, certamente o caminho de investimento é uma boa e vantajosa opção.

 

Por se tratar de um investimento a longo prazo, é interessante pensar em deixar um dinheiro reservado para isso, sem comprometer a renda mensal. Visando, no futuro, possuir um valor agregado maior, em cima desse primeiro investimento. Essa garantia, pode variar e trazer confortos muito mais conforto e garantia do que no primeiro momento de compra das ações.

Compartilhe

Comente: Vale a pena comprar ações para receber dividendos?