Trânsito em Rio Verde - Rua Doze

Coluna semanal desata os nós do trânsito rio-verdense


Rio Verde sofre há muitos anos com a falta de planejamento no trânsito. Mesmo a boa vontade da atual administração e os esforços ainda não foram capazes de diminuir os problemas enfrentados por quem trafega em nossas ruas. É sabido que Rio Verde precisa de tempo e muito dinheiro para resolver seus problemas no trânsito. Aos poucos, soluções estão sendo tomadas para amenizar as dificuldades dos motoristas.

Entretanto, uma rua em especial pede por uma atenção mais urgente. Essa rua é a Rua Doze-A, simplesmente conhecida como Rua 12.

A Rua 12 tem uma particularidade: como ela tem uma bifurcação, e deixa de se chamar 12 após a mesma, assim que se cruza com a Rua 13 de Maio. Assim sendo, grande parte do que se convencionou chamar de Rua 12 na verdade é a Rua Eurico Gaspar Dutra. Mesmo assim, iremos considerar o convencional adotado pela população, que considera a Rua 12 incluindo a Rua Eurico Gaspar Dutra.

Mudam os nomes, os problemas ficam. Localizada em uma região de crescimento rápido, desenfreado e sem planejamento, a Rua 12 sofre hoje com o grande fluxo de veículos que aportam por seus caminhos. A região cortada pela Rua 12, antes periferia, hoje tem um comércio pujante, e serve de caminho entre diversos bairros da cidade e o centro.

A Rua 12 tem uma de suas pontas localizadas na Avenida Presidente Vargas, encontrando com a Avenida Jerônimo Martins. Sua outra ponta (já oficialmente chamada de Eurico Gaspar Dutra) termina na Rua do Trabalho, no Prolongamento A da Vila Borges.

A Rua 12 é uma rua estreita, tipicamente feita no intuito de atender a um pequeno número de pessoas. Entretanto, tornou-se ligação principal entre o Centro Antigo da cidade com quem vai para Montividiu e entre moradores do Pauzanes, Vila Borges, jardim América e outros bairros com as regiões centrais, Vila Amália, etc.

Na rua 12, é necessário muita atenção. O grande movimento de carros e motos faz com que vários motoristas fiquem mais “ousados”. Os motociclistas, em particular, abusam um pouco da audácia. Pontos comerciais importantes, como o Comercial Faria, e a escola Rosalina Borges fazem o trânsito ficar ainda mais movimentado.

Joaquim Rosa do Carmo, morador da Rua 12, reclama: “Aqui é movimentado demais. Quase todo dia acontece um acidente. Não tem semáforo, às vezes nem a rua é pintada. Sem contar que tem umas placas de “PARE” que ficam tampadas pelas árvores e quem vem de fora ou não está acostumado a andar aqui nem percebe”.

Para o urbanista Joel Cardozo, a Rua 12 é ponto chave no trânsito de nossa cidade: “As pessoas passam pela 12 porque lá é o caminho mais curto para seus destinos. Claro que a sinalização pode ser melhorada, mas isso não diminuirá o trânsito por lá. O que a região realmente necessita é de construção de novas vias, preferencialmente rápidas, que possam desalojar o trânsito que na Rua 12 se acumula.”

Realmente, a construção de vias rápidas em Rio Verde se faz cada vez mais necessárias. Que a administração pública continue mantendo o bom senso para que o trânsito seja um facilitador, e não um complicador de nossa cidade.

Compartilhe

Comente: Trânsito em Rio Verde - Rua Doze