Trânsito em Rio Verde - Rua Coronel Vaiano

Coluna semanal desata os nós do trânsito rio-verdense


Todo mundo sabe: Rio Verde não é uma cidade planejada. Pior ainda: os governantes que aqui passaram nunca tiveram a intenção de preparar a cidade para um enorme crescimento que se anunciava. Resultado: o trânsito aqui foi estrangulado em poucas e estreitas ruas, que não conseguem fazer caber todos os carros que aqui transitam. Neste cenário nada animador, uma rua em especial se destaca pela sua importância e por ser um painel de tudo de ruim que acontece no tráfego urbano de nossa cidade.

Com 2,15 km de extensão, a Rua Coronel Vaiano tem uma de suas pontas origem na Alameda Barrinha, no Centro da cidade, e sua outra ponta se encontra no Parque Betel, já nas proximidades do Residencial Canaã, alcançando a Avenida Paulo Campos.

Na sua parte central, a Rua Coronel Vaiano é uma rua de trânsito lento e de diversos engarrafamentos durante o dia. Colocar a Alameda Barrinha como preferencial certamente foi uma boa ideia, mas quem trafega pela Coronel Vaiano tem um problema nesta ponta: atravessar a alameda é muito difícil. Não é raro ver uma fila de carros começando no Barrinha e terminando quase na Praça Padre Mariano. Todos esperando a rara oportunidade de atravessar a Alameda Barrinha. Quem sai das vilas Carolina e Baylão rumo ao centro também enfrenta problemas. O trecho que vai do cruzamento com a Rua Edmundo de Carvalho até a Rafael Nascimento. Ali, o tráfego é intenso, e muito lento, principalmente na esquina com a Rua Gumercindo ferreira. Outro ponto problemático é cruzar a Rua Costa Gomes e depois a Avenida Presidente Vargas, uma vez que os semáforos estão muito próximos e não são sincronizados. Isso significa que você vai perder um pouco mais de tempo passando por ali.

Outro ponto de difícil mobilidade é na chegada do Parque Betel. O crescimento de setores como o Canaã fez o número de carros por ali multiplicar-se em muitas vezes. Nos horários de pico, deve-se ter paciência ao transitar pela região.

Para Joel Cardozo, urbanista e profundo analista de problemas urbanos, uma rua desta extensão e magnitude precisa mais do que meros paliativos: “A região na chegada ao Canaã só vai melhorar com a construção da Avenida do Sapo, tirando boa parte do tráfego da Coronel Vaiano e das regiões mais centrais da cidade.

Quanto aos problemas enfrentados no centro, é necessário fazer um estudo mais aprofundado para se efetuar qualquer mudança no local. O centro é antigo e as ruas são apertadas. Entretanto, os bancos cartórios e várias escolas estão ali. Seria mais fácil construir outras vias para que não fosse preciso passar pelo centro no caminho para outro lugar. Entretanto, essa é uma solução demorada. E bem cara”. Cara ou não, para que Rio Verde consiga crescer de forma sustentável, é importante que o poder público se mexa para evitar um futuro colapso.

Compartilhe

Comente: Trânsito em Rio Verde - Rua Coronel Vaiano