Trabalho em altura com Trava-Quedas NR35: Informações Essenciais

O trabalho em altura é parte essencial nas atividades de empresas de diversos setores, na construção civil, transportes, indústrias, energia e telefonia, infraestrutura e serviços e outras.


O trabalho em altura é parte essencial nas atividades de empresas de diversos setores, na construção civil, transportes, indústrias, energia e telefonia, infraestrutura e serviços e outras.

Esse trabalho exige que os cuidados com a segurança sejam redobrados, a fim de prevenir sinistros que coloquem a saúde e a vida das pessoas em risco.

Esse artigo vai te ajudar a entender um pouco mais sobre o Trabalho em Altura, NR35 e Trava-quedas.

 

O que é um sistema de retenção de queda?

Para começar, devemos compreender que é direito do empregado é dever o empregador ter um ambiente de trabalho seguro, o trabalho em altura exige a utilização de equipamentos de retenção de quedas.

 Esse sistema de retenção é composto por equipamentos regulamentados conforme a NR35. Ele tem o objetivo de ancorar o trabalhador a um ponto de fixação impedindo que ele caia em queda livre em caso de acidente.  

Os sistemas são compostos de dispositivos que são utilizados em conjuntos, e devem sempre estar em boas condições de uso e armazenagem, sendo averiguados regularmente por profissionais técnicos capacitados. Esses sistemas devem contemplar:

  • Um ponto de ancoragem, para dar sustento aos equipamentos de proteção.
  • Elementos de ligação para conectar o profissional.
  • Cintos de segurança para que o trabalhador seja alçado corretamente ao ponto de ancoragem.

Entre os elementos de ligação dois equipamentos são bem conhecidos: o Trava-Quedas NR35 e o Talabarte NR35.

O que é Trava-Quedas e qual sua função?

Um Trava-Quedas NR 35 é um dispositivo que liga o cinturão de segurança, ou cinturão de paraquedista, de um trabalhador a uma linha de vida. Ele dará sustentação e irá fazer a retenção em caso de uma eventual queda.

O trabalho em altura NR35 e Trava-Quedas tem uma relação direta na prevenção de acidentes, sendo este um equipamento vital e utilizado por profissionais capacitados.

Qual a diferença entre Trava-Quedas e talabarte? 

A primeira grande diferença entre os dois dispositivos é a utilização, o Trava-Quedas NR35 não possui uma folga, ou seja, ele trava automaticamente a movimentação do trabalhador impedindo a queda ocorra, por isso é indicado em áreas que haja menor espaço livre no local de trabalho.

Já o Talabarte NR35 contém a queda após ela acontecer e reduz a energia gerada pelo fator de queda, o equipamento é indicado para quando a distância de queda é maior e não temos a linha de vida.

É essencial que os trabalhadores que realizam serviços em altura acima de 2 metros façam o curso nr35 e utilizem os equipamentos necessários.

Quais os tipos de Trava-Quedas?

Há dois tipos de Trava-Quedas, o deslizante e o retrátil. O primeiro é utilizado em linhas de vida que estejam na vertical, pois o equipamento irá mover pelo cabo ou corda até ser travado na posição desejada para trabalho.

O Trava-Quedas retrátil por sua vez é utilizado em linhas de vida que estejam na horizontal, ele se retrai ou estende através de uma mola, ele permite que o trabalhador se mova na horizontal mas impede possíveis quedas com seu sistema de frenagem.

Ambos irão travar uma queda de forma imediata caso o trabalhador se acidente, escorregue ou desequilibre, por exemplo.

Onde colocar o Trava-Quedas? 

Ao utilizar o Trava-Quedas você deve se atentar a sua montagem correta, para que as conexões sejam feitas da maneira correta.

Primeiro é importante analisar se o Trava-Quedas utilizado é para cordas ou cabo de aço, o equipamento possui travas de segurança que devem sempre ser verificadas. O equipamento será preso ao cabo conforme a indicação da posição da montagem, essa posição é importante para a fixação correta impedindo que ele corra em queda livre.

A conexão do Trava-Quedas ao cinto de segurança deve ser acima do elemento de ligação, conforme a NR 35 estabelece. Dessa forma, isso irá assegurar a tensão no extensor resultando em um fator de queda zero, ou seja, sem nenhuma força de impacto.

 

Qual a importância do uso do Trava-Quedas? 

Um acidente causado pelo do trabalho em altura pode causar sérios danos físicos, materiais e imateriais aos colaboradores, esse tipo de acidente é um dos mais comuns no Brasil conforme apontam dados do ministério da saúde, também sendo um dos mais letais.

Por isso é importante realizar toda a prevenção acerca do trabalho em altura, começando pelo planejamento, onde se faz a análise de risco, e se necessário, emitir a Permissão de Trabalho.

Os Equipamentos Individuais de Proteção são parte da prevenção de acidentes e devem ser fornecidos pelos empregadores. O Trava-Quedas NR35 irá impedir que pessoas se lesionem e a negligência sobre o seu uso pode resultar em sérios sinistros.

Quem deve usar o Trava-Quedas?  

O Trava-Quedas deve ser utilizado por profissionais que trabalham em altura, esses profissionais devem estar devidamente capacitados passando por um treinamento de duração mínima de oito horas.

O treinamento tem validade de dois anos e somente após essa certificação uma pessoa poderá trabalhar em altura.

Como conservar o Trava-Quedas NR 35 para trabalho em altura?

 

Para o bom funcionamento do equipamento, devemos ter cuidado quanto a sua conservação, o Trava-Quedas deve ser higienizado regularmente conforme a recomendação do fornecedor.

Uma manutenção preventiva periódica deve ser obrigatoriamente realizada a cada 12 meses, a data de validade deve estar em dia e as recomendações de armazenagem devem ser seguidas à risca.

Nunca podemos esquecer também de fazer uma checagem do equipamento antes do uso, e no caso de alguma irregularidade, ele deve ser trocado.

Um Trava-Quedas nunca deve ser utilizado quando não estiver em boas condições e o seu uso deve seguir todas as orientações e normatizações vigentes. Nada de fazer adaptações, ou as famosas “gambiarras no equipamento”.

Esse conteúdo trouxe os principais pontos para entender o Trabalho em Altura, NR35 e o Trava-Quedas. Agora você é capaz de entender melhor a importância e o funcionamento deste equipamento.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe

Comente: Trabalho em altura com Trava-Quedas NR35: Informações Essenciais