Tecnoshow destacará novas tecnologias e meio ambiente

Ao todo, serão realizadas 80 palestras e minicursos


A aplicação de novas tecnologias e o meio ambiente devem ser os principais temas das palestras que serão ministradas durante a TECNOSHOW COMIGO 2011. A programação já está praticamente fechada. Serão realizadas cerca de 80 palestras e minicursos. “Somente a COMIGO deve realizar 20 palestras, sendo quatro no auditório I e 17 no auditório II”, disse Siomara Martins, coordenadora das palestras. As outras estão a cargo da Embrapa e Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás.

No dia 13 de abril (quarta), o economista e analista de mercado de milho e carnes, Paulo Molinari, de Curitiba (PR), vai ministrar palestra sobre “O Mercado de Grãos”. No sábado, o economista Glauco Rodrigues Carvalho vai falar sobre “O Mercado Pecuário”. Glauco é graduado pela federal de Minas Gerais e atua na área de pesquisa da Embrapa. As palestras da quinta e sexta (14 e 15) estão sendo confirmadas.

Paulinelli
Já no auditório II, o destaque será a palestra do sábado, 16, com o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli (governo Geisel). Seu tema será: “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”. Paulinelli formou-se em engenharia agronômica em 1959 pela Faculdade de Agricultura da Escola Superior de Lavras, no estado de Minas Gerais. Ministro da Agricultura de 1974 a 1979, Paulinelli supervisionou a criação e a implementação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também criou o Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados (CPAC) da Embrapa, que concentrou recursos consideráveis para o desenvolvimento agrícola na região. Foi laureado com o Prêmio Mundial de Alimentação em 2006.

Na sexta, 15, no Dia do Meio Ambiente da TECNOSHOW COMIGO, a engenheira agrônoma e consultora ambiental, Márcia Calamari, ministrará palestra sobre Legislação Ambiental. De acordo com Siomara, a programação dos outros dias está praticamente fechada e haverá temas de grande interesse para o produtor rural como: economia; agricultura de precisão; o insumo energia na armazenagem de grãos; intensificação de pastagem; posicionamento de milho e soja para manejo de nematóides; manejo da adubação de soqueira de cana-de-açúcar em taxa variada; novas tecnologias em soja; e como potencializar o manejo de seu rebanho.

EMBRAPA
Sobre a estrutura, Siomara salientou que o auditório II passou por reformas. Foi climatizado e ganhou assentos mais confortáveis. A capacidade de 150 pessoas (podendo chegar a 200) foi mantida para melhor acomodar os participantes.

“Procuramos sempre oferecer melhores condições para que o aprendizado aconteça de forma eficiente e consistente”, destacou.

Na Casa da Embrapa, de acordo com o analista da Embrapa Transferência de Tecnologia -  Escritório-Negócio de Goiânia, Rodrigo Sérgio e Silva, serão oferecidas 28 palestras destinadas ao pequeno, ao médio e ao grande produtor. “Teremos este ano palestras sobre cultivares de algodão, arroz, milho, sorgo, hortaliças, feijão, soja e trigo. Na parte de manejo, trataremos da integração de lavoura, pecuária e floresta, bem como da implantação de florestas como forma de renda. Abordaremos ainda assuntos direcionados aos solos como manejo e fertilidade”, adiantou Rodrigo.

Joaquim Saêta, da Secretaria de Agricultura (Seagro), adiantou que o estande da Secretaria na TECNOSHOW COMIGO será em conjunto com a Emater, Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Agrodefesa. Serão realizadas cerca de 40 palestras voltadas para o pequeno, médio e grande produtor.
A programação atualizada está disponível no site da Feira: www.tecnoshowcomigo.com.br que traz também diversas outras informações sobre esta e as edições anteriores do evento.

Por Samir Machado – Assessoria de Comunicação Comigo

Compartilhe

Comente: Tecnoshow destacará novas tecnologias e meio ambiente