Salto no número de casos da covid em Rio Verde coloca rede hospitalar em alerta

75% dos leitos da rede particular na cidade já estão ocupados. Prefeitura já busca forma de ampliar número de vagas


Depois de promover um teste em massa na população de Rio Verde, com apoio de empresas da cidade, a prefeitura registrou um grande aumento no número de casos de infecção por coronavírus. O município tem hoje 2.180 casos confirmados. O salto no número de casos já coloca em alerta rede hospitalar da cidade.

Do total de pessoas que testaram positivo para a Covid-19, 2.098 foram colocados em isolamento domiciliar. Há 19 internações e sete óbitos. Outros 7.671 casos suspeitos seguem sendo investigados. Rio Verde saltou de 385 casos no domingo, 7, para 2.180 na quarta-feira, 10.

O médico infectologista e coordenador do Centro de Operações Emergenciais em Saúde da prefeitura de Rio Verde, Wellington Soares Carrijo Filho, disse em entrevista a TBC, que apesar do salto no número de casos, a estrutura preparada para atender aos pacientes ainda tem boa capacidade. “Hoje nós temos 16% da rede pública ocupada e 75% da rede particular já ocupada, isso nos preocupa e temos solicitado ampliação de leitos específicos para Covid, principalmente na rede particular”, disse.

Carrijo Filho aponta que o grande número de testes realizados explica o aumento dos casos, mas pode ser um fator favorável no combate à expansão da pandemia na cidade. “Você tem duas formas de combater o vírus: isolamento social e tratamento dos casos confirmados, o que você só consegue fazer testando. Rio Verde está fazendo as duas coisas”, disse.

Casos nas indústrias
O prefeito de Rio Verde, em Goiás, Paulo Faria do Vale, decretou na terça-feira, 9 a suspensão temporária das atividades da unidade da BRF no Município, devido a contaminações entre funcionários pelo coronavírus.

Em entrevista coletiva à imprensa, realizada no mesmo dia, ele destacou que a empresa fez exames em massa em seus 8,5 mil colaboradores. Segundo Paulo do Vale, tanto os trabalhadores, quanto seus familiares entraram em quarentena.

No decreto, Vale cita a orientação do Centro de Operações em saúde para a determinação do fechamento temporário, explicando que, até a publicação do documento, de um total de 29% das amostras testadas, 58,63% apresentaram resultado positivo para a Covid-19, Pelas contas, os a porcentagem de casos positivos pela quantidade de amostras testadas representaria em torno de 1445 trabalhadores com a doença.

A suspensão temporária da planta vai até dia 21 de junho, prazo que poderá ser prorrogado por decisão de autoridades de saúde e sanitárias, caso seja necessário.

Resposta
“A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, informa que iniciou, dia 10 de junho, testagem adicional por amostragem dos colaboradores de sua unidade produtiva de Rio Verde – GO, seguindo protocolo que já vem sendo implementado em todas as unidades da Companhia. O objetivo é obter informações precisas e com rapidez para garantir o bem-estar dos colaboradores e maior controle na identificação da Covid-19. 

Jornal Opção

Compartilhe

Comente: Salto no número de casos da covid em Rio Verde coloca rede hospitalar em alerta