Rio Verde já tem quase 5 mil curados de Covid

Número é recorde em Goiás e permite retorno de trabalhadores a seus postos


Mais de 3 mil trabalhadores da unidade da BRF em Rio Verde regressaram aos seus postos de trabalho nesta segunda-feira, 22. Eles fazem parte das 4.923 pessoas que já se curaram da Covid-19 no município e estão imunizadas.

A estratégia adotada pelo município de intercalar abertura e fechamento das atividades comerciais a cada 14 dias leva em conta o período de incubação do vírus. “Isto permite fazer com que as pessoas que foram infectadas voltem sem risco de se contaminar novamente nem de transmitir para outras pessoas”, explica o médico infectologista Wellington Carrijo, coordenador do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES-RV).

O método 14/14 tem sido elogiado por epidemiologistas de outras regiões do Brasil e servido de modelo para todo o país. Para se ter uma ideia, o número de testes feitos no município corresponde a aproximadamente 25% de todos os exames feitos em Goiás.

O plano que permitiu a reabertura das atividades dentro de um regramento sanitário também considerou os índices de isolamento social atingidos pelo município e a taxa de ocupação de leitos. As vagas de UTI na rede privada já chegaram a bater nos 100%, mas a rede pública ainda opera com ocupação abaixo de 40%.

Segundo o coordenador do COES-RV, no caso de alterações bruscas nos índices de isolamento social e de ocupação de leitos o fechamento das atividades é determinado imediatamente. “Em outras palavras, o sucesso depende da colaboração da população.”

 

 

Compartilhe

Comente: Rio Verde já tem quase 5 mil curados de Covid