Modelo de flexibilização de Rio Verde deverá ser adotado em todo o Estado

Rio Verde iniciou a retomada do comércio e prestação de serviços no dia 22 de junho, em consonância com as recomendações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES-RV)


O governador Ronaldo Caiado defendeu na manhã desta segunda-feira (29) o bloqueio total intermitente das atividades econômicas e sociais em todo o Estado. O modelo que consiste na liberação por 14 dias e fechamento por outros 14 dias foi implantado originalmente pela Prefeitura de Rio Verde e coloca o município na vanguarda. 

Rio Verde iniciou a retomada do comércio e prestação de serviços no dia 22 de junho, em consonância com as recomendações do Centro de Operações Emergenciais em Saúde (COES-RV). Nos 14 dias anteriores, o isolamento social na cidade oscilou entre 42 e 55%. O resultado dos inquéritos de amostragem de testagem nos dias 4 de junho (4,8%) e 18 de junho (4,7%) revelou uma estabilização dos índices de disseminação do novo coronavírus. 

O decreto que já está em vigor em Rio Verde permite o funcionamento das atividades entre os dias 22 de junho a 5 de julho, com nova paralisação entre 6 e 19 de julho, levando em conta o período de incubação do vírus. Além disso, a norma prevê que novas restrições ao funcionamento do comércio em geral e prestação de serviços podem ser adotadas caso os índices de disseminação voltem a subir.

Na reunião com o governador e gestores dos municípios desta segunda-feira, os pesquisadores da UFG apresentaram um quadro que prevê um colapso na Saúde em Goiás entre 8 e 15 de julho caso a situação continue com a curva de casos em ascendência. A estratégia adotada em Rio Verde, que deve ser expandida para todos os demais municípios, além de reduzir o impacto da crise nas atividades econômicas, coloca o município quase um mês à frente nas medidas para combate ao coronavírus.

Compartilhe

Comente: Modelo de flexibilização de Rio Verde deverá ser adotado em todo o Estado