Culpa do DNA? Doenças podem passar de pai para filho?

Diversas doenças como osteoporose, alergias, hipertensão, dentre outras, podem gerar complicações na vida das pessoas que as possuem.


Diversas doenças como osteoporose, alergias, hipertensão, dentre outras, podem gerar complicações na vida das pessoas que as possuem.

No entanto, quando dessas doenças são passadas de geração em geração? Doenças hereditárias são provenientes de características que vão passando por meio dos genes.

A hereditariedade, por exemplo, influencia na formação de uma pessoa por inteiro. Por exemplo, a cor dos olhos, do cabelo, manchas na pele, dentre diversos outros fatores.

Mas não só as coisas boas são passadas, as ruins como doenças também podem fazer parte dessa transmissão.

Grande parte das doenças comuns em idosos provém da genética e vai piorando ao longo dos anos por conta das escolhas de vida. Saiba mais sobre este assunto a seguir.

 

Quais doenças são comuns de serem passadas de geração em geração?

Ao longo da vida do ser humano, diversas escolhas são feitas. E as principais se referem ao seu modo de viver, resultando em opções não muito saudáveis.

Como dissemos, os genes tem sua parcela de culpa dentre as doenças que aparecem ao longo da vida devido aos maus hábitos e outros fatores como:

  • Vício em cigarro;
  • Vício em álcool;
  • Obesidade;
  • Poluição;
  • Dieta inadequada;
  • Entre outros.

Quando se fala em doença hereditária, muitas pessoas acham que as doenças cardíacas fazem parte desse grupo. No entanto, isso não é tão verdade.

Claro que a genética pode influenciar e muito as questões do sistema cardiovascular e gerar vários fatores de risco. Das doenças do coração que se pode herdar, estão:

  • Cardiomiopatias;
  • Canalopatias;
  • Doença da aorta;
  • Síndrome e distúrbio do metabolismo do colesterol.

Dentre outras anomalias que podem acabar sendo silenciosas e terem seu diagnóstico revelado muito tarde.

Não há como dizer de modo preciso quantas gerações são necessárias para que os genes ruins fiquem. No entanto, sabe-se que a cada geração há uma redução.

Durante a mistura de genes, outros problemas podem acontecer. Por isso, é preciso que se esteja atento.

Quais doenças mais causam mortes?

Aqui no Brasil, dentre os idosos, as duas principais causas de morte acontecem por problemas cardiovasculares e neoplasias, que podem gerar um câncer.

Grande parte  dos tumores não possui relação genética, no entanto, estima-se que cerca de 5 a 10% das pessoas sejam mais sensíveis a desenvolver doenças por conta da genética somado a fatores externos.

Pessoas com histórico familiar de câncer devem observar desde cedo para saber as chances de aparecimento de tumores ao longo da vida.

Muitos genes são suscetíveis para o aparecimento de câncer de mama, próstata e ovário, principalmente em idosos.

Mas, os fatores que causam câncer são múltiplos. Por exemplo, a própria idade já é um fator de risco. Por isso há sempre a necessidade de acompanhar com exames de rotina e exames de imagem, como ultrassom e raio X.

Outras doenças também como hipertensão, osteoporose, artrose, etc, também podem ter influência da genética e do estilo de vida levado.

Se tratando de doenças neurológicas, o fator genético tem grande participação em seu aparecimento precoce, e pode dar seus sinais antes dos 65 anos.

Quais os fatores que levam a isso?

Os fatores são muito relativos, pois quando há um componente hereditário bem forte, a manifestação dele pode acabar aparecendo antes que uma pessoa complete 60 anos.

No entanto, ainda que o histórico da família seja favorável a desenvolver doenças, nem sempre o paciente irá desenvolvê-la.

Em relação as doenças cardíacas, um fator importante de se observar é em qual idade os parentes próximos tiveram infarto agudo no miocárdio.

Pois especialistas consideram que em homens acima de 55 anos e mulheres acima de 65 a herança hereditária não tem muita relevância.

Ao notar que vários membros da família portam o mesmo tipo de doença, deve-se levar em consideração a teoria de que pode ter uma causa comum.

Por exemplo, nos casos de tumores, tabagismo, dieta com muita carne, dentre outras coisas, podem acabar aumentando a chance de uma nova pessoa ter a doença.

 

O que fazer então e como diagnosticar?

Das possibilidades existentes sobre o que deve ser feito, a observação é a melhor coisa a se fazer. Por exemplo, se há casos na família, então prevenir é a melhor forma de cuidar.

Monitorar a saúde desde cedo com exames de rotina e check-up completo fazem com que possíveis doenças sejam prevenidas ou controladas antes que causem maior estrago.

Outro ponto é melhorar os hábitos de vida, fazendo com que a má alimentação, falta de exercícios e vícios não tomem conta da rotina de uma pessoa.

Medidas de prevenção de risco também podem ser tomadas, como cirurgia para o câncer de mama e também de ovário.

Dependendo do tipo de doença familiar, há testes genéticos hoje em dia que podem investigar de modo precoce as doenças e quando haverá a necessidade de iniciar avaliações mais detalhadas.

Por exemplo, para que se possa descobrir se uma pessoa está desenvolvendo osteoporose, é preciso que ela faça um exame de densitometria óssea.

Este é um exame que pode dizer o quanto de massa óssea uma pessoa perdeu. Quem também tem algum tipo de deformidade mecânica, como por exemplo:

  • Pisada diferente;
  • Joelhos abertos;
  • Andar torto.

É preciso cuidar desses fatores para que não haja um desgaste de forma precoce na articulação. Recomenda-se então que cada pessoa tenha cuidado com seu estilo de vida.

Principalmente aquelas que já possuem um histórico familiar e sabem que possivelmente podem ter chances de desenvolverem doenças relacionadas.

Pessoas acima dos 60 anos precisam, no mínimo, fazer consultas anuais para que se possa ver suas condições de saúde. Isso porque é a partir dessa fase que a baixa de funções começa a acontecer.

 

Conclusão

Por fim, vimos então um pouco sobre as doenças que são passadas por família e o quanto isso pode interferir junto aos maus hábitos na vida de uma pessoa.

O melhor a se fazer então nessas situações é conhecer bem o histórico familiar, fazer seus exames e cuidar de sua saúde para que as chances de desenvolvimento sejam baixas.

Conte aqui se sua família possui algum histórico de doença e partilhe este post com outras pessoas.

 

Compartilhe

Comente: Culpa do DNA? Doenças podem passar de pai para filho?