Casos do novo coronavírus avançam no interior de Goiás

Cidades como Quirinópolis, Itumbiara e Inhumas registram aumento expressivo de registros em uma semana


Dos 198 municípios goianos que aparecem no boletim diário divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) com pelo menos um caso confirmado de Covid-19, alguns se destacam pelo aumento expressivo de notificações na última semana. São vários cenários distintos, que vão desde Rio Verde que assumiu o topo da lista dos municípios com mais registros neste fim de semana, até municípios pequenos, como Iaciaria e Guarani de Goiás, que não apareciam no boletim no dia 15 e agora já estão, respectivamente, com 10 e 11 moradores infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). 

Destes municípios, três se destacam pelo aumento expressivo de casos após semanas de relativa estabilidade nos dados repassados ao Ministério da Saúde (que serve de banco de dados para os relatórios da SES-GO): Itumbiara, Inhumas e Quirinópolis. Os três se encontram no grupo de cidades que estavam com mais de 10 casos que apresentaram um aumento de mais de 100% no boletim estadual. Em comum, as três prefeituras informam que passaram a testar mais seus moradores. 

Em Quirinópolis, a situação é ainda mais grave, pois os números que constam no boletim – como em todos os casos em que o aumento é rápido e expressivo em uma cidade – estão defasados. A cidade estava com mais de 80 casos há uma semana e agora já são 228. No relatório estadual foi de 28 para 76. O prefeito Gilmar Alves da Silva (MDB) diz que após a explosão de casos em Rio Verde, a 112 km da cidade, passou a testar mais os moradores e trabalhadores que atuam em potenciais focos de disseminação da Covid-19. 

Na última semana, por exemplo, após constatar que de 27 funcionários que atuam nas obras da ferrovia Norte-Sul, 12 estavam infectados, determinou a testagem de todos os outros 200. Encontrou mais 140 casos de pessoas com Covid-19. “Onde tem um foco determinado, estamos testando em massa. Com isso estamos conseguindo manter a situação sob controle mesmo com o aumento. A maioria dos casos é assintomática ou de sintomas leves, mas evitamos a transmissão”, disse. 

Em Quirinópolis, um decreto municipal determina que as empresas testem todos seus funcionários dependendo do tamanho do estabelecimento e do número de casos pré-confirmados. Uma empresa com até 100 funcionários, por exemplo, precisa seguir a determinação se for descoberto um funcionário contaminado. 

Dos 198 municípios que já registram casos confirmados de Covid-19 em Goiás, 48 permaneceram pelo menos os últimos 7 dias com o mesmo número de notificações. Destes, só 3 tinham mais de 10 casos registrados, a grande maioria apresentava só uma notificação, como Anhanguera, o menor município goiano, que segue com apenas um caso desde o dia 9 de abril. Há 29 que não apareciam no relatório estadual. 

Além disso, há 36 cidades que viram o número de notificações duplicar, segundo o boletim estadual, que sempre tem defasagens. Porém desta relação apenas 15 registram mais de 10 casos confirmados. Goiânia, que no relatório da SES-GO aparece sempre com algo entre 200 a 500 casos a menos, teve um aumento de 61%, e Rio Verde, onde a diferença tem sido superior a 2 mil desde que as notificações se aproximaram ao volume da capital, a evolução foi de 88,7%.

Inhumas testa sintomáticos 
Com 53 mil habitantes e dentro da região metropolitana de Goiânia, Inhumas decidiu contratar o laboratório da Universidade Federal de Goiás (UFG) para testar todos os moradores sintomáticos e, com isso, viu o número de casos dar um salto na última semana. Pelo boletim estadual, foi de 39 para 120. Já no relatório divulgado pelo município, passou de 83 para 151, sendo que apenas seis casos são de pessoas internadas e 67 já se recuperaram. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) usa o teste padrão (RT-PCR) para detectar se a pessoa com sintomas está infectada e então ter uma melhor noção do avanço da Covid-19 na cidade. 

Antes de ampliar o perfil dos testados, a prefeitura seguia orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e do Ministério da Saúde de testar apenas os casos graves hospitalizados. Porém, esse é apenas uma pequena parcela da população contaminada. 

A coordenadora do Centro Epidemiológico da SMS de Inhumas, Fernanda Mazão, explica que todos os pacientes confirmados com Covid-19 são monitorados por uma equipe multiprofissional via teleconsulta diariamente. 

Fernanda afirma que apesar do aumento expressivo de casos, a grande maioria é de pessoas com sintomas leves. Ela acredita que a maior testagem ajuda a ter um controle mais efetivo sobre o avanço da Covid-19, reduzindo sua velocidade de transmissão. 

Apesar de registrar os aumentos expressivos nas cidades, o boletim estadual segue com uma defasagem grande em relação aos relatórios municipais. É o caso de Luziânia, por exemplo, que aparece com 416 notificações na SES-GO e 504 na prefeitura. No primeiro cenário, o aumento foi de 86,5% em relação há uma semana. No segundo, o aumento foi de 44,5%. Já o número de mortes segue em 13 nos últimos 7 dias.

Busca ativa por transmissores 
Nas cidades que registraram aumento expressivo de casos na última semana em que O POPULAR conseguiu falar na prefeitura ou nas secretarias municipais de saúde, dois pontos se destacam nas explicações oficiais: aumento do número de testes – seja o padrão, que detecta o vírus, seja o rápido, que encontra anticorpos; e elevado número de pessoas infectadas assintomáticas ou com sintomas leves. 

“É importante identificarmos estes casos para podermos isolar e controlar a transmissão do vírus”, comentou o prefeito de Itumbiara, José Antônio da Silva Neto (PTB). A cidade que levou dois meses para triplicar o número de casos agora viu a situação ficar quatro vezes pior em apenas uma semana, segundo o boletim estadual desta segunda-feira (22). 

José Antônio diz que o município está testando mais, como forma de prevenção, para identificar as situações em que a população ou está tendo mais dificuldade de enfrentar o avanço do novo coronavírus ou está desrespeitando as regras de flexibilização, que exigem, segundo o prefeito, uma contrapartida por parte do comportamento dos moradores. “Estamos percebendo que existe uma parcela das pessoas que não respeita as regras e estamos analisando os pontos que não estão sendo seguidos para tomar providências”, afirmou. 

Na cidade vizinha, em Buriti Alegre, a 41 km de distância, o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Herodoto Santana Azara, disse que o município passou a fazer uma busca ativa por potenciais vetores do novo coronavírus, principalmente pessoas que costumam viajar para outras cidades. “Aqui tem muita gente que vai para Itumbiara ou vem de lá e então como a angústia era grande fomos testar estas pessoas.” De um caso confirmado há uma semana, já são 12 no boletim estadual e 14 no municipal. “Agora que temos um perfil mais definido estamos em cima para localizar contatos e tentar identificar o maior número de casos para evitar mais contaminações.”

O Popular

Compartilhe

Comente: Casos do novo coronavírus avançam no interior de Goiás