9 Dicas de Negócios para potencializar mercado B2B

Ser o front de uma equipe de vendas de sucesso não é fácil e requer algumas técnicas e estratégias, para que a equipe seja orgânica e o trabalho flua bem, gerando bons números ao negócio. 


9 Dicas de Negócios para potencializar mercado B2B

Ser o front de uma equipe de vendas de sucesso não é fácil e requer algumas técnicas e estratégias, para que a equipe seja orgânica e o trabalho flua bem, gerando bons números ao negócio. 

Pode parecer fácil para quem está “de fora”, mas gerenciar uma equipe de vendas não é uma tarefa fácil! 

Requer um olhar estratégico e clínico diante de muitos pontos. Até porque, para que uma equipe funcione bem, como uma equipe de fato, é necessário que todos estejam alinhados, bem preparados e tenham um ambiente de trabalho confortável.

Mas o que um gerente pode fazer para que sua equipe de vendas seja de sucesso? Leia nosso artigo para descobrir!

  • Utilize o BI - Business Intelligence - ao seu favor

 Toda empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte, deveria utilizar o BI - Business Intelligence ao seu favor, a fim de que o monitoramento de dados seja constante.

Isso porque, grandes decisões são tomadas a partir de um compilamento de informações, no qual, quando conciliadas com ações direcionadas e estratégicas, possibilitam excelentes resultados.

Neste contexto de geração e desenvolvimento de negócios, é possível afirmar que os dados são os novos combustíveis para a geração de negócios e o CNPJ Biz pode te auxiliar com isso!

A Plataforma do CNPJ Biz possibilita que você gere Leads qualificados para o mercado B2B, potencializando estrategicamente a Gestão Comercial e Vendas.

Confira a Automação de Marketing que o CNPJ Biz disponibiliza, e conte com nossos melhores insights para maximizar sua cadência de vendas B2B.

Entendemos a saturação dos canais de vendas, e desta forma, auxiliamos sua você - como empresa - à prospectar clientes pela internet, de maneira assertiva e direcionada para sua persona (cliente ideal).

Conte com nossa equipe de especialistas prontos para te auxiliar. Vale a pena conferir!

 

  • Forme uma equipe autogerenciada

É imprescindível que a equipe seja qualificada, e com isso estamos dizendo que o gestor deve transmitir conhecimento e facilitar treinamentos para toda a equipe de vendas.

A qualificação deve ser através de conhecimentos, cursos, treinamentos, práticas e deve ser uma atividade constante para todos os envolvidos.

Todo o conhecimento de técnicas de vendas, mix de produtos e novidades do mercado deve ser compartilhado entre todos da equipe, dessa forma, todos estarão com o conhecimento alinhado e terão capacidade de desenvolver um bom trabalho. 

Em uma equipe autogerenciada, os colaboradores dividem as responsabilidades entre si, a fim de maximizar estratégias de vendas.

Este modelo de equipe possibilita a autonomia perante as ações exercidas, além de enfatizarem suas capacidades técnicas, autocontrole, confiança, comprometimento, responsabilidade, dentre outras características estratégicas.

Podemos afirmar que este modelo de equipe é ideal para o mercado B2B, tendo em vista a alta competitividade e agilidade na gestão de processos que devem ser reduzidas para maximizar a geração e captação de novos clientes.

  •  Propicie um ambiente saudável e colaborativo

Trabalhar em um ambiente saudável, independentemente do ramo ou nicho que o vendedor se encontra, é muito importante. Isso porque como bem sabemos um colaborador feliz, faz um bom trabalho e tem um bom rendimento.

Propicie um ambiente colaborativo, onde todos possam aprender e ensinar, tenham abertura para conversas e trocas, e não um ambiente de muita competição. 

Quando a equipe se ajuda, todos crescem, inclusive a empresa. 

 

  •  Alinhe os valores e políticas

Uma boa equipe de vendas é aquela que compreende os valores da empresa, se preocupa com isso e não está ali apenas para “empurrar” produtos e serviços para o cliente. 

Pense que o consumidor terá contato direto com a equipe de vendas, logo, ela deve saber o que a empresa quer passar, a maneira como os vendedores transmitem as informações impactam diretamente em como a sua empresa é vista. Imagine que a equipe de vendas é a embaixadora da marca ou produto, pois é dessa maneira que seus consumidores os verão!

  • Tenha metas claras e informe sua equipe sobre elas

É muito importante que a equipe de vendas tenha metas estabelecidas, dessa forma, todos saberão onde chegar, e podem se organizar de forma coerente para alcançar os objetivos traçados. 

Cabe ao gerente de vendas determinar qual é a meta de cada vendedor e informar de maneira correta. Ou seja, deixe claro qual é a meta, se possível qualifique as metas em níveis, e explique claramente o que precisa ser entregue no ciclo de vendas!

Tenha em mente, também, que se você espera um crescimento de vendas, estipule valores e metas, nada de dizer à sua equipe que eles precisam “aumentar” as vendas da empresa, leve números, o quanto eles devem aumentar? Em quanto tempo? 

  •  Dê autonomia nos atendimentos

É claro que a equipe deverá seguir um padrão de atendimento alinhado aos valores e políticas da empresa, mas isso não quer dizer que os vendedores devem seguir rigidamente um padrão e não possam sair disto. 

É importante ressaltar que cada vendedor tem sua forma de abordagem e atendimento que funciona, ao dar essa autonomia de escolha de como atender o cliente, você proporcionará mais segurança à equipe e não perderá possíveis talentos nas vendas. 

Esteja sempre disponível para treinar e auxiliar sua equipe, mas não os deixa presos em forma X ou Y de atendimento. 

  •  Trabalhe com Feedback

Além de treinamentos e acompanhamento do trabalho, é importante que o gerente dê feedbacks à sua equipe de vendas, para equipe de modo geral e também individual. 

Através do feedback é possível fazer um plano de desenvolvimento individual para cada vendedor e focar onde cada um precisa demonstrar mais atenção, melhorar e ainda informar pontos positivos! 

Não deixe de dar o feedback para sua equipe, isso só os fará querer crescer e compreender cada vez mais como melhorar o atendimento e as vendas.

  • Ouça o que sua equipe tem a dizer

Tão importante quanto compartilhar suas visões, suas experiências e conhecimentos com a equipe é ouvir o que os colaboradores têm a dizer.

Um bom líder dá espaço para que seus colaboradores possam compartilhar suas dores, suas visões e a forma como entendem o negócio. É uma troca equivalente que poderá auxiliar muito no processo de manter a equipe colaborativa. 

Podemos usar como exemplo um colaborador que tem uma visão diferente da sua sobre determinada prática ou atividade da organização, é importante que o gestor ouça o que ele tem a falar, dessa forma ambas as partes poderão procurar uma solução para esta necessidade, entende? 

Estar aberto para ouvir é imprescindível para que um trabalho transparente aconteça em todos os setores. 

 

  •  Tenha uma estratégia de vendas

Determine uma estratégia de vendas e alinhe ela junto da sua equipe de vendas. 

O mercado se transforma com muita facilidade, então, mesmo que a estratégia de vendas se altere, continue alinhando-a com seus colaboradores. 

Procure sempre conhecer tudo que está acontecendo no meio em que sua empresa está inserida, dessa forma poderá elaborar uma estratégia para impactar seus clientes de maneira certeira. 

Uma boa estratégia, por exemplo, é prospectar novos clientes e alinhar essa estratégia junto dos vendedores internos, ou seja, entender a maneira pela qual foi feita a prospecção, determinar quem são potenciais clientes e abordá-los corretamente, as chances de sucesso, neste caso, são maiores. 

Conclusão

Podemos concluir que alguns passos estratégicos são necessários para garantir maximização de vendas B2B. 

É necessário gerar leads qualificados para o seu negócio, construir uma boa equipe autogerenciada e criar um plano estratégico.

Não existe uma fórmula exata para prospectar clientes de maneira 100% efetiva, afinal, o que serve para um, às vezes pode não servir para o outro.

É necessário estudo de comportamento, monitoramento de dados, muita inovação, criatividade, qualidade e diferenciação.

Por isso, conte com o CNPJ Biz para potencializar suas vendas B2B!

O papel de desenvolvimento, acolhimento, auxílio e compartilhamento de informações deve ser do gestor, ele deve estar à frente, não como uma autoridade ou um ditador, mas como alguém que poderá elucidar dúvidas e definir os caminhos pelos quais a equipe de vendas deve seguir!

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