06 de Março de 2013

Soja: desafios de uma safra histórica

Fórum apresenta conclusões do Projeto Soja Brasil

Foram quatro meses na estrada, quase 30 mil quilômetros percorridos e visita a lavouras de 87 municípios brasileiros, além de Argentina e Estados Unidos. A maior Expedição por lavouras de soja do País chega ao fim com uma radiografia completa da safra. O Projeto Soja Brasil, iniciativa do Canal Rural e Aprosoja Brasil com coordenação técnica da Embrapa, encerra sua missão durante a Expodireto Cotrijal 2013, em Não-Me-Toque, interior gaúcho, com a realização do quinto e último Fórum Soja Brasil na safra 2012/2013.
 
O painel colocará em debate os "desafios de uma safra histórica", na tarde da próxima quinta, dia 7 de março, no Auditório Central do Parque da Expodireto Cotrijal. Com entrada franca, o evento será transmitido pelo Canal Rural e pelo site especial www.projetosojabrasil.com.br, a partir das 14h30min. No fórum, serão apresentados relatórios e análises levantados ao longo da Expedição Soja Brasil que acompanhou o desenvolvimento do grão, desde o plantio até a colheita da safra 2012/2013.
 
Sob o comando do jornalista João Batista Olivi, do Canal Rural, o fórum contará com a participação de especialistas e representantes do setor produtivo. Parceira do Canal Rural no projeto, a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) participa da discussão com o presidente Glauber Silveira e o vice-presidente Ireneu Orth, que também lidera a entidade no Rio Grande do Sul. A direção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que fez a coordenação técnica do Soja Brasil, será representada por Alexandre José Cattelan, chefe-geral da unidade de Londrina (PR). O pesquisador da Embrapa Eduardo Assad, especialista em mudanças climáticas, também participará do debate. O consultor do projeto Áureo Lantmann, apresentará o relatório técnico da Expedição. Flávio França Júnior, analista de Safras & Mercado é outro integrante do time de palestrantes. Durante a viagem, o clima foi uma preocupação constante, o que leva à discussão sobre seguro e risco  agricultura. O enfoque sobre as políticas públicas para a agricultura ficará a cargo do deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), presidente interino da Frente Parlamentar da Agropecuária.
 
O evento contará com possibilidade de interação do público com os debatedores. O telespectador e o internauta poderão enviar perguntas pelo telefone 0800 541 5858 ou pelo Facebook do Soja Brasil (facebook.com/projetosojabrasil).
 
As novidades da feira e informações do Fórum Soja Brasil podem ser acompanhadas diariamente no Canal Rural nos telejornais Bom Dia Campo e Rural Notícias, em duas edições do Mercado&Cia (12h20min e 18h30min) e no site especial do Projeto Soja Brasil.
 
A Expedição Soja Brasil
A bordo de picapes L200 Triton da Mitsubishi, jornalistas do Canal Rural deram a largada para a Expedição Soja Brasil em outubro de 2012, com dirigentes da Aprosoja Brasil e também do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar),  em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do consultor Áureo Lantmann, que representou a Embrapa.
 
A iniciativa inédita foi dividida em cinco etapas, em oito estados, saindo de Rondônia e passando também pela Bahia, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na trajetória, os participantes visitaram lavouras, verificando problemas e apontando soluções em tempo real na TV e na internet. Também levaram treinamento e capacitação para os trabalhadores do campo.
 
Nos Estados Unidos, em setembro de 2012, a Expedição viu de perto os efeitos da seca que abalou a agricultura daquele país. Na Argentina, a equipe percorreu as províncias de Buenos Aires, Santa Fé e Córdoba, acompanhando o desenvolvimento da safra e avaliando o potencial competitivo dos produtores brasileiros.
 
No Brasil, a Expedição se deparou com diversas situações: aumento da produtividade com a adoção de tecnologias, ampliação de área plantada, como aconteceu no Rio Grande do Sul, e perdas ocasionadas por pragas, como a da lagarta helicoverpa, que invadiu as lavouras de soja de Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano, provocando problemas de grandes proporções. Também viu os efeitos do excesso de chuva e do déficit hídrico no rendimento de lavouras.
 
A lavoura em tempo real
A Expedição Soja Brasil contou com cobertura diária dos telejornais do Canal Rural, como Bom Dia Campo, Rural Notícias e Mercado&Cia, que contou com a participação ao vivo do jornalista João Batista Olivi, diretamente das lavouras. As reportagem do projeto ficaram por conta de duas equipes, formadas pelos repórteres Luiz Patroni, Pedro Silvestre, Olmir Civindini e Demétrio Santos. Em determinados trechos, esses profissionais percorreram roteiros diferentes, e agora se encontram na Expodireto Cotrijal 2013 para o encerramento do projeto.
 
O público acompanhou também uma edição especial mensal no programa Técnica Rural e o Momento Soja, miniprogramas com dicas técnicas nos intervalos comerciais do Canal Rural. No www.projetosojabrasil.com.br, a viagem foi acompanhada em tempo real, com interação das equipes com os internautas. As redes sociais também foram amplamente usadas - twitter, facebook e Comunidade Soja Brasil -, possibilitando a troca de informações entre especialistas, produtores, estudantes e profissionais envolvidos com a cadeia produtiva da soja. O Projeto Soja Brasil contou com patrocínio da BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.

Fonte: Divulgação

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora