18 de Agosto de 2015

Senar investe para reduzir acidentes com defensivos agrícolas

Mortes anuais por intoxicação com defensivos passam de 3 milhões

A falta de conhecimento e de prevenção, assim como o descuido,  são as maiores causas de acidentes com defensivos agrícolas, e esses, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) responsáveis por mais de 3 milhões de casos e 20 mil mortes anuais por intoxicações agudas em todo mundo. Para informar a população rural sobre a importância do uso adequado e da manipulação correta dos defensivos  o Senar Goiás está oferecendo em seu portal de educação a distância (http://ead.senargo.org.br/) um novo curso gratuito: Prevenção de Acidentes com Defensivos Agrícolas – NR-31.8.

O curso ensina como manipular os produtos de maneira adequada, de modo a prevenir acidentes como o que, há pouco mais de dois anos, intoxicou crianças e professores de uma escola rural em Rio Verde, com a calda pulverizada por uma aeronave. O caso ganhou repercussão nacional e, entretanto, segundo  o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 56% dos estabelecimentos agrícolas seguem usando defensivos agrícolas sem assistência técnica  e não o fazem corretamente. No curso do EaD Senar Goiás o participante é conscientizado com base nas determinações da Norma Regulamentadora 31 (NR-31), estabelecida pelo Ministério do Trabalho para proteger a saúde e segurança pessoal de quem trabalha no campo.

Qualquer pessoa com mais de 15 anos de idade pode se matricular. As aulas  dinâmicas e interativas, assim como  a linguagem  simples facilitam a compreensão. O conteúdo totaliza  20 horas-aula, divididas em seis módulos: Introdução à origem dos defensivos agrícolas; Princípios legais para a utilização de defensivos agrícolas no Brasil; Conhecendo as formas de exposição direta e indireta aos defensivos agrícolas; Estudo da rotulagem e sinalização de segurança; Medidas Higiênicas no trabalho com defensivos agrícolas. As matrículas estão abertas no próprio site.

Mais informações: 0800 642 0212 / http://ead.senargo.org.br/

Andi Criação e Produção

Compartilhe / Comente

Notícias Relacionadas

« Voltar

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados

Rio Verde Agora