Youtube comemora 8 anos

Site recebe mais de 100 horas de vídeo por minuto


O YouTube completa, nessa terça-feira (21), mais um ano de vida. Criado em 2005, com o objetivo de ser uma forma mais fácil de compartilhar vídeos entre amigos, o site tem muito o que comemorar. Além de todas as novidades lançadas em 2012 e 2013, a página atingiu a marca de mais de 100 horas de vídeo por minuto a cada dia. Por isso, o TechTudo compilou alguns dos fatos mais importantes que aconteceram desde o último aniversário da plataforma de vídeos do Google.

Algumas mudanças de estratégia adotadas por conta da disputa Android vs iOS acabaram mudando algumas coisas para o site de vídeos nesse último ano. Após a notícia de que os aparelhos da Apple não trariam mais o aplicativo do YouTube instalado na versão iOS 6, o site teve de lançar seu app independente em setembro de 2012.

O último ano também contou com a chegada de uma série de produtos e novidades na plataforma do Google. O site, que hoje conta com mais de 1 bilhão de visitantes únicos mensalmente, lançou seu aplicativo YouTube Capture. O projeto é uma forma mais fácil de compartilhar os vídeos pelos smartphones, uma vez que 25% das visualizações mundiais do YouTube são realizadas em dispositivos móveis e o tráfego de mobile triplicou desde 2011.

O site de vídeos ainda anunciou a chegada do YouTube Movies no Brasil. O serviço de aluguel de filmes pelo site começou a funcionar para usuários brasileiros em novembro de 2013, trazendo uma grande coleção de clássicos do cinema.

Em 2013, juntamente com uma interface redesenhada, o YouTube também lançou seu serviço de canais pagos. A empresa afirmou que há mais de um milhão de canais gerando receitas para o site, e que o novo recurso de inscrições pagas seria uma forma de aumentar a receita da página, além de trazer conteúdo exclusivo e de melhor qualidade para seus usuários localizados em 53 países.

E, o YouTube não poderia ficar fora dos eventos importantes desse ano. O Carnaval ganhou mais uma fonte de informação, com acriação de um canal específico para ocasião. Outras iniciativas como a primeira edição do programa de talentos global, em parceria com o empresário Simon Cowell e a transmissão do famoso festival de música Coachella também protagonizaram os últimos eventos marcantes do YouTube.

O site de vídeos da gigante de buscas ainda atingiu um marco histórico no último ano. O hit “Gangnam Style” do cantor sul-coreano Psy, publicado em julho de 2012, foi o primeiro vídeo de entretenimento do site a apresentar 1 bilhão de visualizações.

Além de tudo isso, os números não mentem quando se fala de crescimento da plataforma de vídeos do Google. De acordo com as últimas informações divulgadas pela própria empresa, mais de 4 bilhões de horas de vídeo são assistidas mensalmente no site. São 72 horas de vídeo enviadas para o YouTube a cada minuto. Sendo que, 70% desse tráfego vêm de fora do território norte-americano. Por isso a preocupação do próprio site em adicionar suporte para novos idiomas com frequência. Atualmente, o YouTube já está disponível em 61 idiomas.

Compartilhe

Comente: Youtube comemora 8 anos