World War Z foge do clichê dos jogos de zumbi

Jogo chega para Android e IOS


World War Z é um game inspirado no filme homônimo de zumbis, com versões para iPhone, iPod Touch, iPad e smartphones, e tablets com Android. O jogo apresenta uma proposta diferente dos genéricos títulos de zumbis, trazendo diversos puzzles e exploração ao invés de simples matança de mortos-vivos. Confira o que agradou e o que decepcionou em World War Z:

Doug, o protagonista, inicia o jogo em uma lanchonete quando um avião cai sobre o lugar, matando à maioria das pessoas no local. Doug sobrevive milagrosamente porém, este é apenas o começo do seu “inferno de Dante”, pois ele terá um longo caminho pela frente. Acontece que o mundo todo é vítima de uma infestação relâmpago de um novo vírus que transforma as pessoas instantaneamente em zumbis. O grande diferencial da história e do jogo é que os zumbis correm alucinadamente destruindo tudo pela frente.

Ao ver qualquer imagem do game, jogadores podem imaginar que se trata de um de tiro comum com zumbis vindo em “ondas”. Mas não é bem assim. World War Z é um game de exploração de ambientes onde ocasionalmente você enfrenta zumbis.

Controles singulares

Os comandos em World War Z são diferentes de tudo que você possa imaginar, eles foram otimizados para simplificar a jogabilidade ao máximo. Para movimentar Doug, você precisa apenas tocar em uma região do cenário e ele irá até o lugar. Nas cenas de tiro, é preciso apenas apontar a arma para que ela dispare automaticamente. Já as cenas de combate corpo a corpo com zumbis, usa-se comandos de deslizar para desviar dos mortos-vivos e atacá-los em seguida.

Caso o jogador prefira controles mais tradicionais, é possível adicionar um botão virtual para movimentação e outro para controlar o disparo da arma de fogo. Desta maneira, tanto jogadores casuais quanto outros mais acostumados ao gênero podem aproveitar o jogo.

Gráficos
Graficamente World War Z é muito bonito, mas apenas após as cenas iniciais. A grande beleza está nos cenários de destruição. O estúdio que produziu o jogo soube captar e passar bem a sensação de desolação. As cenas em câmera lenta que representam catástrofes são outro destaque do jogo.

O problema do jogo com relação aos gráficos está na representação das pessoas e zumbis. Os zumbis não inspiram medo e apresentam baixa resolução de texturas. Ao aparecerem em ambientes abertos e com ampla luz sobre eles perde-se grande parte do clima de apocalipse zumbi.

Áudio e trilha sonora
A parte sonora da World War Z agrada bastante. Jogando com fones de ouvido é possível perceber as mudanças de clima, como em momentos de adrenalina com zumbis correndo aos milhares atrás de você, quando uma música mais agitada é sabiamente adicionada. Como em todo jogo de zumbis, grunidos e barulhos estranhos denunciam a localização dos comedores de cérebro, mas em World War Z a mudança de música também indica que um inimigo está próximo.

Em alguns momentos do jogo, mal percebe-se a trilha sonora ao fundo. Ao adentrar em ambientes escuros, tudo fica silencioso. É um fator positivo e que pode até render alguns sustos, pois nessas horas qualquer barulho ou som repentino da música assusta o jogador.

Campanha e jogabilidade
Custando US$ 4,99 no iOS e R$ 10,27 no Android, World War Z tem uma campanha longa, com dezenas de horas. O game sabe intercalar momentos de tensão com momentos de calmaria e exploração de ambientes. Contudo, a trilha sonora entrega algumas cenas de ação.

World War Z conta com algumas cenas cinematográficas em câmera lenta com explosões de ônibus e prédios sendo destruídos. Tudo é causado pela enorme quantidade de zumbis. O visual dessas cenas chega a impressionar em alguns momentos, mas não se pode por em paralelo com o que é feito em consoles ou PCs.

Os puzzles (quebra-cabeças) do jogo são bem sutis e mesmo que seja um jogo “mobile”, World War Z não inunda o jogador com dicas. Há apenas algumas pistas leves de como o jogador deve prosseguir.

Conclusão
World War Z é um game diferente, com história própria e que foge de alguns clichês de jogos de zumbis. Para quem procura um game no qual matar zumbis é como um passeio no parque, World War Z pode decepcionar. O jogo tem um enfoque diferente, alternando momentos de tensão com exploração e puzzles. O game tem uma boa premisa, entretanto, a jogabilidade repetitiva e o visual tosco dos zumbis são pontos fracos do título.

Compartilhe

Comente: World War Z foge do clichê dos jogos de zumbi