WhatsApp pode começar a usar a infraestrutura do Facebook

Como informa o perfil no Twitter @WABetaInfo, que costuma antecipar novos recursos do aplicativo, a mudança vem com o intuito de melhorar a conexão


O WhatsApp é um dos serviços mais queridos do brasileiro (e do mundo), com mais de 1 bilhão de usuários, mas nada disso adianta se o app ocasionalmente apresenta instabilidade e cai. Novos rumores apontam que o aplicativo está prestes a dar uma solução para o problema, embora alguns usuários não gostem: aproveitar a infraestrutura da sua empresa-mãe, o Facebook.

Como informa o perfil no Twitter @WABetaInfo, que costuma antecipar novos recursos do aplicativo, a mudança vem com o intuito de melhorar a conexão, tornando o serviço mais rápido e estável.

Se confirmado, a mudança deve trazer mais instabilidade e reduzir as quedas do WhatsApp. Historicamente, o aplicativo é conhecido por sustentar uma base gigante de usuários com poucos funcionários e uma estrutura enxuta; com mais de 1 bilhão de pessoas usando a plataforma, talvez o formato tenha chegado ao seu limite ao ponto de forçar mudanças. O Facebook, por sua vez, é uma das maiores empresas do mundo, com data centers gigantes espalhados por vários pontos do planeta, com total capacidade de sustentar um serviço de grande escala.

Até hoje, as duas infraestruturas funcionavam de forma independente, embora o Facebook tenha começado há algum tempo a coletar dados de usuários do WhatsApp e fazer relações entre as bases da rede social e do aplicativo. Mas, do ponto de vista estrutural, as duas coisas ainda se mantinham separadas.

Olhar Digital

Compartilhe

Comente: WhatsApp pode começar a usar a infraestrutura do Facebook