Ultra Street Fighter IV tem lutas mais equilibradas e ágeis

Atualização paga do game traz 5 novos lutadores e seis novos cenários. Versão traz novo balanceamento e novos tipos de ataques especiais


O popular jogo de luta "Street Fighter IV", lançado originalmente em 2008 para os fliperamas, videogames, portáteis e para iOS, continua sendo um dos melhores e mais jogados games do gênero, inclusive em campeonatos. Para dar uma refrescada no jogo, a produtora Capcom lançou outras versões como "Super Street Fighter IV", que trouxe melhorias e novos personagens, e as atualizações "Arcade Edition" e "Arcade Edition Revised", estas últimas para melhorar o balanceamento de personagens e melhorar alguns movimentos.

A quarta atualização do título, "Ultra Street Fighter IV" tenta ser justamente uma edição definitiva, trazendo todas as melhorias feitas nos últimos anos - o que ajuda os profissionais do cenário competivivo, principalmente - e novos personagens e cenários. A Capcom diz que ouviu opinião de fãs do game e fez uma série de ajustes nos lutadores na tentativa de tornar as partidas ainda mais equilibradas e competitivas.

A novidade será lançada em dois momentos: o primeiro, em junho para quem já tem as versões "Super Street Fighter IV" ou "Super Street Fighter IV: Arcade Edition" poderá comprar a atualização para o "Ultra" por download ao custo de R$ 31, no PlayStation 3, e R$ 30, no Xbox 360. A atualização será disponibilizada aos jogadores de PC em agosto, mês que também marca a chegada da versão em disco do game para PS3 e Xbox 360. Os preços para as cópias físicas de "Ultra" no Brasil ainda não foram confirmados.

O que era bom está ainda melhor
Quando "Street Fighter IV" foi lançado, ele redefiniu os games de luta em 2D ao apresentar gráficos em 3D mas jogabilidade tradicional da série em 2D. E, embora não tenha melhoras expressivas nos gráficos, o game de cinco anos atrás ainda se sai bem no visual. Há mais desfoques de câmeras e alguns efeitos especiais, principalmente durante os Ultra Combos, golpes que usam uma barra de energia que enche apenas quando o lutador recebe danos do adversário.

Também foi adicionado um novo movimento, o Red Focus. O Focus foi uma adição em "Street Fighter IV" que trouxe uma nova camada de estratégia para as batalhas. O Focus, usado ao pressionar soco e chute médios, permite que o lutador receba danos e encaixe um golpe que atordoa o adversário. Ele também pode usar o Focus para se esquivar ou emendar um golpe especial.

O Red Focus é acionado com três botões (os dois do Focus mais o soco fraco) e resiste a todos os golpes recebidos e atingindo o adversário no final. Entretanto, há consumo da barra de vida e da barra de especiais, mas é o preço a se pagar por um golpe que dá a certeza de que atingirá o adversário.

Outra novidade é a possibilidade de se escolher a versão do personagem com o qual se deseja jogar. No modo versus, ao escolher heróis das versões anteriores de "Street Fighter IV" - isso não se aplica aos cinco novos -, pode-se selecionar sua versão desde o primeiro game até a "Ultra". As diferenças, de acordo com a Capcom, não chega a ser algo que o jogador casual ou não profissional de "Street Fighter" usará com frequência ou perceberá as diferenças, mas no cenário competitivo, é uma adição interessante.

Muitos personagens do game tiveram mudanças ao longo das versões, mudando desde a força e a velocidade dos golpes e até fincando levemente mais fortes ou mais fracos. Poder escolher com qual versão do lutador jogar traz algo a mais para o profissional se preparar e se preocupar com os adversários. Ele terá que treinar contra todas as versões dos lutadores para saber o tempo dos golpes - os profissionais chegam a contar os frames dos movimentos destes ataques - para conseguir se defender ou contra-atacar.

Outra novidade é que os jogadores podem "unificar" os dois tipos de Ultra Combo, os golpes especiais que usam uma barra que enche apenas ao tomar danos. Uni-los causa menos danos quando o jogador aplica um ou o outro. Para tirar mais vida do inimigo, o ideal é continuar escolhendo um Ultra Combo na tela de seleção de personagens.

'Novos' lutadores e cenários
Um dos pontos mais aguardados pelos fãs eram os novos lutadores e cenários. Entretanto, embora sejam uma excelente adição ao ótimo game de luta, esperava-se personagens realmente novos. Com exceção de Decapre, todos apareceram em versões 3D em "Street Fighter X Tekken" e foram reaproveitadas em "Ultra Sreet Fighter". Decapre, como os fãs afirmam, é um clone, literalmente de Cammy, pelo menos no visual.

Obviamente, incluir personagens em um jogo de luta não é tarefa fácil e exige desde a criação, refinamento e balanceamento dos golpes. Todas as habilidades e golpes foram importados. Confesso que eu também queria lutadores que não apareceram em 3D em nenhum outro jogo, como Axl, de "Street Fighter III", por exemplo.

Com isso, Decapre é a única que realmente é inédita e, embora seja muito parecida visualmente com a Cammy, a similaridade fica apenas no visual. Seus golpes são rápidos e mortais e, diferentemente de Cammy, são todos "carregados" - é necessário segurar dois segundos para trás e depois para frente e o botão de soco ou de chute. Há um golpe que ela chega a desaparecer momentaneamente e, ao aparecer, consegue atacar o inimigo ou golpear o chão. A onda de impacto pode atingir o adversário.

G1

Compartilhe

Comente: Ultra Street Fighter IV tem lutas mais equilibradas e ágeis