Ubuntu planeja lançar versões para TVs, smartphones e tablets

Projeto prevê lançamento da novidade até 2014


O Ubuntu, uma das várias distribuições do Linux, tem planos ambiciosos para os próximos anos, a pretensão de marcar presença em várias plataformas além do pc desktop, entra na lista também tablets, smartphones e até televisores, trazendo assim uma maior interatividade com o usuário e com certeza um ambiente completamente integrado.

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, escreveu que, por volta de abril de 2014, “o sistema operacional irá funcionar em vários dispositivos móveis, em TV e até em computadores embarcados desde carros e cozinhas conectando esses dispositivos simultaneamente com o desktop, servidores e com a nuvem”.

Shuttleworth comentou que a nova interface “Unity”, presente na atual versão do sistema operacional, o Ubuntu 11.10, já foi desenvolvida com esse intuito em mente. “Enquanto que a interface para cada dispositivo é moldada de forma apropriada, os elementos principais do Unity são organizados exatamente da maneira que precisamos para criar coerência através de todos esses dispositivos”, continuou.

A versão mais atualizada do software de código aberto com o codinome ‘Oneric Ocelot’, não trouxe muitas mudanças, porém conta com uma nova interface, muito mais definida que a anterior. O sistema operacional é completamente gratuito e pode ser baixado diretamente do site oficial do Ubuntu.

Usando o sistema operacional, o usuário pode ter uma ideia de como será pelo menos a princípio a parte gráfica do Ubuntu nos dispositivos móveis.

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Ubuntu planeja lançar versões para TVs, smartphones e tablets