Touchscreen: o novo vilão da saúde?

Manuseados de forma errada equipamentos podem causar LER, lesões de postura, fadiga ocular e proliferação de germes.


Muitos equipamentos eletro eletrônicos atualmente possuem uma tela sensível ao toque, as famosas telas touchscreen, para muitos algo maravilhoso, para outros nem tanto, mas, independentemente da opinião, por incrível que pareça é bom tomar cuidados, pois sua tela touch oculta um perigo incondicional.

No século XIX com a expansão da revolução industrial, trouxe consigo uma doença que é comum até os dias atuais, a L.E.R (Lesão por esforço repetitivo). Essa doença ocorre em pessoas que não tem o hábito saudável de posturas ou que principalmente faz uso repetitivo do mesmo movimento, causando fadiga muscular entre outros problemas, essa doença pode ser evitada de forma simples e fácil, bastando apenas fazer o alongamento das mãos e braços, além de estipular intervalos para a utilização dos aparelhos evitando assim a sobrecarga sobre os dedos e pulsos.

Todo aparelho tem um auxiliar que te ajuda na postura, o computador fica sobre uma mesa, o notebook possui um apoio e os smartphones e tablets? Como não existe um suporte específico para eles, nós acabamos ficando em posturas não muito saudáveis, pois do jeito que deitamos ou sentamos é suficientemente para mexermos nos mesmos.

Se tratando da coluna vertebral, como ela é maleável, quando ficamos muito tempo na mesma posição podemos deixa-la propícia a mais dores e desconforto que o normal, e infelizmente o único jeito de evitar esse problema e ficando com as costas ereta, caso não seguimos essa regra, estaremos sujeitos a ter escoliose, lordose e cifose e é claro não será muito legal.

Se tratando da fadiga ocular, o assunto é um pouco mais grave, quando tentamos ler um documento através da tela de um computador, nossos olhos são forçados muito mais do que se for uma leitura através de um livro impresso e o responsável por tudo isso é a luminosidade.

O touchscreen faz o mesmo, só que muito mais próximo aos olhos, prejudicando mais ainda, mas, atualmente já está sendo fabricado smartphones com a tela e-ink, o que permite ao leitor ficar mais tempo utilizando o gadgets sem sentir a fadiga.

E para finalizar existe como todo mundo sabe ou já percebeu a proliferação de germes, isso ocorre graças a utilização dos parelhos em banheiros, havendo assim a mudança de local e a infestação de germes. Existe pessoas que não considera isso um problema para a saúde, mas, independentemente do local, ele estará exposto a milhares de meios de contaminação, como por exemplo alguém que estiver perto tossir sobre a tela ou espirrar próximo.

Caso você seja um usuário de qualquer gadgets que possua tela touchscreen, tome alguns cuidados essenciais para a sua utilização, pois do mesmo jeito que ele nos ajuda, também pode nos prejudicar e muito.

Escrito por: Galeno José

Compartilhe

Comente: Touchscreen: o novo vilão da saúde?