Sua identidade, sua vida

Empresas que participam de redes sociais sem identidade podem cometer suicídio corporativo, diz especialista


Segundo Gal Barradas, CEO da agência F.biz, “plataformas digitais são um universo dominado pelos consumidores e, por isso, todo cuidado é pouco”.

Quando tratamos de empresas em redes sociais, as mesmas assim como profiles pessoais necessitam ter uma identidade, algo único que faz as pessoas identifica-las em qualquer lugar ou anúncio na web, ela deve fugir do jargão “assim é se lhe parece” e adotar um perfil do tipo “mostrar que se ela aparece, é porque ela é”, afirmou nesta quarta-feira, 28 de setembro,  durante o Digital Age 2011 – Evento de marketing digital.

Gal lembra que independentemente de uma empresa ter planos para usuários de redes sociais ela estará presente nelas, pois marca é aquilo que falam de você quando não se está presente, mas, entrar oficialmente para qualquer plataforma de rede social é considerado suicídio caso a empresa não tenha uma identidade já formada, pois é um universo onde o usuário é dominante e antes de explorá-lo é preciso muito diálogo com eles para saber onde está pisando e com quem está falando.

O mercado corporativo está aprendendo que a comunicação a partir de redes sociais é muito diferente daquela voltada aos antigos veículos de comunicação. “Distribuir a mesma coisa por muitos canais não é mais possível é preguiça”. As pessoas querem consumir diferentes conteúdos de acordo com o meio que utilizam, pois isso as deixa feliz.

Segundo Gal, o marketing pela internet se sustenta sobre um tripé: segmentação, interatividade e mensuração de resultados. Existe um trabalho desenvolvido justamente para criar a coerência entre o que a empresa fala e mostra para o usuário, lembrando que uma palavra tem apenas a metade de seu significado e a outra metade pertence a quem interpreta por isso todo cuidado é pouco na hora de transmitir a informação.

Um dos principais erros das empresas que resolvem investir em redes sociais é que depois de um tempo elas deixam seus perfis de lado. “A web é diálogo. A companhia não pode deixar o consumidor solto, e eles devem sentir que está sendo ouvido”. O procurar por fãs e seguidores também é muito superestimada, pois o desafio é mantê-los engajados neste projeto de redes sociais.

Fica a dica, não apenas para empresa mas, também para pessoas físicas que de um jeito ou outro possuem ou irão possuir um profile em alguma rede social: identidade é tudo, cada história, cada detalhe, cada palavra ou foto dita ou postada pode influenciar diretamente nas vendas / clientes ou amigos em sua vida empresarial ou particular.

Por Galeno José

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