Sony ataca Microsoft com preço mais baixo e venda de usados no PS4

Ataque direto marcou o dia de conferências das empresas na E3 2013. Sem apoio das produtoras, Nintendo aposta em games próprios no Wii U.


No dia das apresentações das empresas na feira Electronic Entertainment Expo (E3), na segunda-feira (10), a Sony usou a vantagem de ser a última a se apresentar e, desse modo, saber o que sua principal concorrente, a Microsoft, tinha apresentado para dar o seu tiro certeiro: o PlayStation 4 custará US$ 400, mais barato do que o Xbox One em US$ 100, e não haverá limitações para o uso de jogos usados.

A notícia da Sony era o que os jogadores queriam ouvir e foi o suficiente para gerar comentários sobre o fracasso da Microsoft nesta E3, ou melhor, desde que a empresa apresentou o seu videogame de nova geração.

O aparelho da Microsoft recebeu comentários negativos desde sua apresentação, em 21 de maio, em relação à impossibilidade de vender ou trocar jogos, uma espécie de “trava” polêmica que garante à empresa obter um dinheiro que hoje não recebe com os usados.

Além disso, o videogame exige ser conectado por, no mínimo, uma vez em 24 horas para manter a biblioteca de jogos funcionando.

O que a Sony fez foi pegar todos estes comentários negativos dos gamers ao redor do mundo nas redes sociais e em fóruns e atacar a Microsoft diretamente no seu ponto fraco.

Quando Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment  America,  disse, no evento da empresa, que o PlayStation 4 rodará jogos usados sem nenhum bloqueio, que o videogame e seus jogos funcionarão sem a necessidade de conexão on-line e, ainda, que terá o console mais barato, a companhia japonesa conquistou os gamers.

Ficou claro, tanto pela reação do público presente no evento quanto pelos comentários na internet, que o primeiro round pelo melhor videogame da nova geração foi vencido pela Sony.

Mas nem tudo ficou bem para a dona do PlayStation 4. A necessidade de ter que assinar o serviço PlayStation Plus, que custa US$ 50 por ano, para poder jogar partidas on-line dos jogos do console, tal qual acontece no Xbox 360 atualmente e, futuramente, no Xbox One, não agradou.

O mesmo ocorreu com a apresentação do console PlayStation 4: o design estranho fez com que a estreia do videogame - no anúncio do aparelho em 20 de fevereiro ele não apareceu – fosse morna. Não agradou, fato que ficou evidente quando a Sony mostrou o console e esperou por mais aplausos no evento. Foi um tanto constrangedor. Feio ou bonito, o que interessa aos jogadores é o preço, bem como as funções e, com isso, o PS4 está à frente do rival.

Outro ponto negativo é que durante a demonstração dos jogos “Assassin’s Creed IV” e “Destiny”, os games travaram, o que fez parte do público ensaiar uma vaia e questionar se o PlayStation 4 é um videogame confiável.

Diferentemente do aparelho da Sony – que também parece um videocassete como o Xbox One -, o videogame da Microsoft tem preço no Brasil. Ele chega ao mesmo tempo do que nos Estados Unidos, em novembro de 2013, por R$ 2,2 mil. O preço, embora salgado, é mais baixo do que os R$ 2,5 mil esperados.

Na noite desta terça-feira (11), por volta das 23h (horário de Brasília) a Sony vai realizar um evento em Los Angeles voltado para a América Latina. Espera-se que a companhia anuncie o preço do PlayStation 4 no Brasil. A expectativa é que ele seja vendido por cerca de R$ 2,5 mil. Mas como o aparelho é US$ 100 mais barato do que o concorrente, o preço do PlayStation 4 brasileiro pode ser de R$ 2 mil.

Antes disso, a partir das 14h (horário de Brasília) as portas da E3 se abrem para que as empresas mostrem seus jogos aos visitantes da feira.

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