Socorro, hackearam meu carro!

Galeno José explica o mundo da tecnologia para o Rio Verde Agora


Se você acha que atualmente está complicado viver com hackers tentando invadir sua vida e descobrir suas informações, imagine ter o seu carro high-tech invadido por eles...

Você não ouviu errado, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas americanos, com o passar do tempo, a tecnologia nos carros aumentando, a probabilidade de invasão ao seu carro também aumenta consequentemente. Isso ocorre, pois, dependendo do tipo ou modelo do carro, ele pode estar conectado a até 70 computadores de forma wireless. Confira a seguir alguns aparelhos que podem se transformar em dor de cabeça para o dono do veículo.

O GPS (Sistema de posicionamento global): caso haja algum acidente, alguns carros automaticamente entra em contato com o número de emergência (tentando trazer comodidade para o motorista), mas, se hackers capitarem o sinal e ter acesso ao código do recurso, eles podem facilmente descobrir o local exato de onde está o carro, facilitando para o roubo do mesmo.

Pen drive: a maioria dos carros tem aparelhos de músicas para cds e pen drives, mas, caso contenha algum vírus em qualquer um desses dispositivos, o que poderá ocorrer é a “infecção” do automóvel deixando assim seu carro nas mãos dos hackers.

Motor conectado: alguns modelos da BMW e da Mercedes enviam informações sobre várias condições do motor e das peças para uma central de suporte e automaticamente agendam uma revisão, alterando esses dados os hackers podem fazer o motor travar.

Acelerador e freios: vários carros utilizam sistema digital para controle de aceleração e frenagem, onde o hacker tendo acesso a informações do tipo, ele pode controlar tanto um quanto o outro fazendo o carro perder o controle.

Agora caros leitores, nos resta saber, se daqui a algum tempo teremos que instalar em nosso carro sistemas de segurança como antivírus ou até firewalls. Por enquanto isso é uma incógnita.

Por Galeno José

Compartilhe

Comente: Socorro, hackearam meu carro!