Smartphones podem causar doenças?

Segundo pesquisa, aparelhos podem causar estresse, insônia e depressão


Segundo a empresa Bayer, 28% das mulheres entrevistadas chegaram a culpar o smartphone pelo fracasso na vida sexual. Segundo o professor de psicologia organizacional da Lancaster University (na Inglaterra), Cary Cooper, todos os usuários devem limitar o uso diário do celular, pois eles podem “entorpecer os sentidos”, no melhor tipo de chegar e-mails obsessivamente e notificações de Facebook.

Segundo especialistas na Suécia, os gadgets podem ser causadores de estresse, distúrbio de sono e depressão, “olhar o tempo todo para as telas dos dispositivos tiram a pessoa da realidade e conduzem a um ambiente passivo, no qual a pessoa não precisa interagir com o mundo ou encarar seus problemas” diz Cary Cooper, completando: “Assim como a televisão, a luz atrai você e entorpece seus sentidos”.

Em certos pontos da pesquisa, o professor chegou a comparar o prazer de mexer no smartphone como a sensação de um viciado em jogar nos caça-níqueis, proporcionando assim “o momento agradável”.

Ainda de acordo com Cooper existem algumas formas para driblar o vício nos gadgets, redes sociais e e-mails.

1 – Deixe de checar seus e-mails durante 30 minutos a 1 hora e veja como se sente;
2 – Não use o celular enquanto dirige se possível desligue-o e pegue as mensagens quando chegar ao seu destino.
3 – Use o seu celular para marcar conversas pessoais com seus amigos e colegas.
Devemos levar em consideração que se infelizmente após essas dicas mesmo assim você não conseguir desgrudar do celular, é altamente indicado a visita a um médico para procurar ajuda ao seu “vício tecnológico”.

Escrito por: Galeno José

Compartilhe

Comente: Smartphones podem causar doenças?