Sinal digital da TV Anhanguera lançado em Rio Verde

Autoridades prestigiaram evento


Foi realizado no final da manhã dessa terça-feira, 11, na sede da TV Anhanguera de Rio Verde, no Setor Industrial, o lançamento oficial do sinal digital em Rio Verde
 
O evento contou com a presença do prefeito Juraci Martins, do vice-prefeito Demilson Lima, o secretário de Comunicação Cairo Fagundes, o presidente da Câmara de Dirigente e Lojistas de Rio Verde (CDL) Fernando Jayme, o delegado regional da 8ª DRP Danilo Fabiano, o pároco da igreja Nossa Senhora das Dores padre Olavo Bremm bem como diversos executivos e diretores das Organizações Jaime Câmara (OJC).
 
Padre Olavo abençoou os equipamentos e a todos os funcionários da unidade e lembrou o compromisso fundamental da imprensa em sempre ser parceira da verdade e justiça.
 
A ativação simbólica do sinal foi realizada pelo vice-presidente da OJC, Cristiano Câmara que destacou a importância de cada vez mais investir na qualidade do modelo de fazer televisão no Brasil. Destacou ainda que até 2016 o prazo para que todas as emissoras aderissem ao sinal digital sendo que uma meta para a OJC que Rio Verde recebesse a TVHD ainda em 2012.
 
O prefeito Juraci pontuou o grande avanço que consiste a transmissão da TV digital em Rio Verde, sendo a cidade um grande pólo econômico do estado que merece esse beneficio uma vez que a televisão no Brasil consiste em um dos mais abrangentes meios de comunicação e entretenimento de grandes massas. “Como administrador de Rio Verde me sinto honrado em participar desse momento histórico que sempre será lembrado por todos, tenho a certeza que o povo de Rio Verde se sente muito satisfeito em receber a TVHD em seus lares para assistir seus noticiários e programas favoritos. Parabéns a todos os membros da OJC”, disse.
 
Ao final um brinde foi erguido por todos para celebrar o momento festivo que entra para as páginas da historia rio-verdense.
 
Nos últimos anos a Rede Anhanguera passou por uma revolução tecnológica com investimentos elevados para levar ao público o melhor conteúdo, com mais qualidade de som e imagem. Em 2008 a TV Anhanguera Goiânia tornou-se a primeira afiliada da Rede Globo a transmitir sua programação em tecnologia digital. Um ano depois o jornalismo da emissora também passou a ser digital.
 
Em junho de 2010 a Rede Anhanguera começou a operar sua Unidade Móvel de Produção High Definition (HD) para coberturas esportivas, culturais e jornalísticas. Em 2010 também outras três emissoras da rede passaram a transmitir o sinal digital: TV Tocantins de Anápolis/GO, TV Rio Vermelho de Luziânia/GO e TV Anhanguera de Palmas/TO.


A TV Digital traz uma nova dimensão de qualidade para o telespectador, mantendo as características da TV brasileira: aberta e gratuita a toda a população. Além disso, traz a mobilidade garantindo que programação possa ser acompanhada através de dispositivos portáteis, como celulares, notebooks e tablets.
 
O que é TV Digital ?
A TV aberta (terrestre) transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.
Na TV Digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de frequências disponível.
 
Sendo possível transmitir:
 
-Som e imagem de melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels;
 
-Mais canais (até 04) na mesma faixa de frequências utilizada por um canal analógico;
 
-A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitem uma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando acesso a informações adicionais como, por exemplo, o menu de programação, assim como a interação do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica possibilitando por exemplo avaliar a programação ou fazer compras.
 
Cinco anos de TV Digital no Brasil
No último dia  02, o padrão ISDB-T de TV digital completou 05 anos de operação no Brasil. O aniversário não contou com dados atualizados no país quanto a cobertura e quantidade de canais que já operam o sinal digital.
 
Os últimos dados governamentais relativos à cobertura da TV digital foram atualizados maio de 2012 e mostram que 89.2 milhões de pessoas (o equivalente a 46,80% da população brasileira) estavam cobertas pela TV Digital. Ao todo foram registrados 31.3 mil domicílios, em 508 municípios. (veja aqui os números da cobertura, inclusive quais cidades já possuem transmissão de sinal digital).
 
Ainda de acordo com informações da Anatel, em  20 de julho de 2012 havia 1.052 canais consignados e 137 em operação, a maioria no estado de São Paulo, apenas os estados do Acre e Rondônia ainda não tinham canais operando com a tecnologia.

Ascom – Prefeitura de Rio Verde. Foto: Washington Oliveira

Compartilhe

Comente: Sinal digital da TV Anhanguera lançado em Rio Verde