Será o fim da enciclopédia?

Mais uma gigante, a Enciclopédia Britannica cede e o papel perde mais uma vez para o mercado digital


Após 244 anos, a Enciclopédia Britannica, lançada pela primeira vez em Edimburgo (Escócia) e a mais antiga no idioma Inglês, segue a vertente tecnológica e encerra suas publicações impressas neste ano, continuando com a sua versão digital disponível on-line.

A edição impressa, que continha 32 volumes, era publicada de dois em dois anos e ainda estará disponível até que se encerrem os estoques. Esta versão é vendida pela bagatela de US$ 1.400,00, enquanto a edição online custa aproximadamente US$ 70,00 por ano. A estratégia da companhia que possui sede em Chicago (EUA), é entrar na competição com a popular Wikipedia na competição pelo conteúdo digital (vale ressaltar a grande deficiência da Wikipedia em assegurar a confiabilidade de uma informação, pela grande facilidade de se editar o conteúdo nele publicado). Pensando nisso, o campo para a empresa torna-se promissor, ainda que a empresa publicará também materiais para escolas.

Jorge Cauz, presidente da companhia, afirmou nesta terça-feira através do site da "The New York Times": "É como um rito de iniciação nesta nova era. Muitos se sentirão tristes e nostálgicos por isso, mas agora temos uma ferramenta melhor. O site está constantemente atualizado, é muito mais extenso e tem conteúdos multimídia...".

A versão impressa trazia aos cofres da empresa um lucro de apenas 1%, sendo que 85% vem da renda de materiais publicados para escolas e o restante com assinaturas no site. Apesar de muitos artigos disponibilizados gratuitamente em seu site, o presidente da empresa não afirma e descarta a distribuição do conteúdo completo gratuitamente.


Por Alfredo Carvalho (@carvalhoalfredo) - Especial para o Rio Verde Agora

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