Seis graus de separação

No Facebook, qualquer pessoa pode estar a cinco contatos de outra


De acordo com uma pesquisa feita através do Facebook e a Universidade de Milão, as análises dos usuários afirmam que eles estão entre cinco pessoas de serem apresentados para alguém conhecido. Essa pesquisa se torna útil para a empresa pois assim ela pode saber o nível de utilização de seu serviço e ainda pode ser utilizada para procurar pessoas desaparecidas ou qualquer outra situação que necessita a procura de alguém.

Essa aproximação dos números de graus entre pares de indivíduos no Facebook levantou as seguintes informações: 99,6% das duplas são conectadas por até cinco graus, 92% das pessoas são interligadas por apenas quatro graus ou saltos.

Esse estudo ainda comprovou que a maioria das pessoas está interligada com pessoas do próprio país, o que fortifica mais ainda sua teoria dos graus, aumentando assim em uma única nação a maioria dos usuários serem ligadas por até três graus de diferença.

O conceito de seis graus de separação foi estudado pela primeira vez por Stanley Milgram, em 1967, ele foi realizado com apenas 296 voluntários determinando assim que a média de saltos entra os cidadãos eram de 5.2 graus.

Algo muito importante a salientar que as descobertas do site de Mark Zuckerberg e da Universidade de Milão foram obtidas a partir dos dados do Facebook e isso não é uma coisa ruim, levando em consideração que a rede social possui mais de 800 milhões de usuários. Levando em consideração que essa pesquisa (em particular) se aplica apenas a rede social, pois se for aplicada as pessoas que não a utilizam a resultado da lei de seis graus de separação pode ser completamente diferente, mas, mesmo assim não deixa de ser interessante a informação, principalmente para pessoas que procuram alguém em específico.

Escrito por: Galeno José

Compartilhe

Comente: Seis graus de separação